terça-feira, 31 de maio de 2011

Turma Conde do Pinhal - Módulo: Mobilidade Urbana - aula 2

Temas abordados na aula de hoje: regras e leis de trânsito, prática segura do uso da bicicleta como meio de transporte e passeio no cerrado.

Ao entrar numa partida de futebol, todos sabem que existem regras para que o jogo flua bem. Para que o ciclista tenha segurança no trânsito e possa se deslocar sem problemas, ele próprio e os demais que formam o trânsito devem também obedecer regras, caso contrário nada fluirá e haverá riscos para muitos. Para demonstrar isso tudo, o Telmo partiu de um jogo de futebol em que ele mesmo quebrava regras para mostrar o quanto elas eram importantes. Pegava a bola com as mãos e segurava adversários.
Atividade para refletir sobre regras

Após essa atividade fomos ao trânsito de bicicleta por alguns momentos. Enfatizamos a sinalização com o braço para indicar conversão lateral, permanência do lado direito da via e indicação com a palma da mão voltada para trás aos carros que estão dentro de uma rotatória, mostrando que não iríamos sair da rotatória naquele momento.
Jorge monitorando o grupo

Finalizando a aula demos uma volta no cerrado e voltamos pelas escadas laterais ao restaurante universitário.

E obrigado a São Pedro que tem contribuído para nossas aulas práticas acontecerem! Só esperamos que não fique tão seco quanto o ano passado nessa época, em que a umidade relativa do ar da cidade chegou a incríveis 8%.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Turma Conde do Pinhal - Módulo: Mobilidade Urbana - aula 1

Temas abordados na aula de hoje: algumas leis de trânsito aplicadas aos ciclistas e prática de técnicas para usar a bicicleta com mais segurança no trânsito.

Começou hoje o módulo de Mobilidade Urbana que tem como professor Telmo Teramoto, presidente da ONG ACESSO.
Telmo demonstrando a praticidade de uma bicicleta dobrável

Hoje foram apresentadas generalidades sobre o uso da bicicleta no trânsito, e algumas dicas foram dadas aos alunos através de vivências. A primeira prática, sem uso da bicicleta, mas em grupo e dinamicamente, trouxe as consequências de se andar na contra-mão ou "pegar rabeira" (andar de bicicleta segurando em veículos automotores).
Alunos vivenciando a sensação das consequências de se "pegar rabeira"

Depois dessa atividade e após o lanche, saímos para vivenciar o trânsito de bicicleta. Aí, conhecemos as melhores maneiras de nos mantermos seguros no trânsito, indicando as direções para onde vamos viramos, mantendo-nos do lado direito da rua, não formando grupos de ciclistas um ao lado do outro e mantendo distância dos carros estacionados.
Prática no trânsito da UFSCar

Essa aula foi o início de um aprendizado maior, que servirá para toda a vida dos alunos, os quais terão ferramentas necessárias, fazendo sua parte para manterem-se seguros enquanto ciclistas.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Conde do Pinhal - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - aula 5

Temas abordados na aula de hoje: todos os tratados no módulo! Como? Gincana de mountain bike!
Despedida da professora Loretha

As aulas baseadas somente em exposições muitas vezes não atraem a atenção dos adolescentes, que na maioria das vezes conseguem aprender melhor brincando. Partindo desse pressuposto, foi montada uma gincana em que todos os assuntos tratados no módulo fizeram parte de uma grande brincadeira, em que cada um dos alunos, que estavam divididos em grupo, poderia responder uma questão e também participar de um circuito de mountain bike. De uma forma geral, o jogo consistia nas seguintes etapas: a) divisão das equipes, b) apresentação de vídeo de 30 segundos com tema relativo ao módulo, c) corrida entre um dos membros de cada equipe num circuito de moutain bike, d) determinação do vencedor da corrida e) questão sobre o vídeo feita à equipe do vencedor. Caso a equipe do vencedor não soubesse, a do segundo colocado responderia e assim por diante. No lugar do vídeo, também foram feitas questões gerais sobre o módulo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Turma Conde do Pinhal - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike

Temas desenvolvidos na aula: eutrofização, ciclo do carbono, aquecimento global, observação de diferentes ecossistemas, aprofundamento nas técnicas de descida e subida de barrancos.



A aula de hoje foi toda feita em cima da bike. Fomos ao cerrado da UFSCar e por lá vimos as consequências da eutrofização por meio da análise de um dos lagos existentes naquele local. Notamos também que, apesar de estarmos num ambiente de cerrado, em certos pontos há predomínio de mata atlântica, prioritariamente nos trechos de mata ciliar.
Explicação prática sobre a eutrofização


Aluno descendo barranco

As técnicas de mountain bike ensinadas hoje desenvolveram a habilidade para subir e descer barrancos. O deslocamento da massa corporal para frente ou para trás; a marcha correta para começar a subir um barranco e o uso correto dos freios na descida, foram os principais pontos focados para que houvesse aprendizado adequado.
Técnica para subir barrancos

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Turma Conde do Pinhal - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike

Temas abordados na aula de hoje: cadeia alimentar, forma adequada de fazer curvas e andar em single tracks.

Para tratar do tema "cadeia alimentar", a professora Loretha trouxe uma atividade lúdica muito interessante. Cada aluno representava um papel dentro da cadeia, sendo vegetal, animal herbívoro ou carnívoro. De acordo com as características de seu papel, o aluno poderia pegar (alimentar-se) ou não o outro. Sendo assim, brincado todos aprenderam o que é cadeia alimentar.





Pedalamos por um período maior hoje, e todos se deram bem. Não houve nenhum tombo e todas as bikes funcionaram direitinho. A primeira coisa ensinada hoje para a prática do mountain bike, e que também vale para o ciclismo, foi a forma correta de fazer curva. Antes de entrar numa curva, é necessário ficar do seu lado externo, de maneira que haja espaço para tangenciar a curvatura existente na maior velocidade possível. Sem essa técnica, ou se diminui muito a velocidade para fazer a curva ou passa-se reto do ponto em que se deseja mudar de linha.
Fazendo a curva da maneira correta

Também andamos em single tracks hoje, descendo alguns barrancos pequenos. Colocar o corpo para trás e não utilizar o freio da frente nos barrancos foram as primeiras técnicas ensinadas.
Saindo de um single track e descendo um barranco

Valeu pessoal! Amanhã desceremos barrancos maiores e aprenderemos a ultrapassar obstáculos como troncos pequenos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Turma Conde do Pinhal - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike

Temas abordados na aula de hoje: diferentes ecossistemas e seus potenciais como lugar para prática do mountain bike e apresentação do sistema de marchas das bicicletas.

Para falar sobre ecossistema, a professora Loretha utilizou-se do potencial para a prática do mountain bike (mtb) que esses diferentes ambientes possuem. Foram indicadas trilhas da Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Campos, entre outros. Durante a apresentação foram feitas intervenções a respeito das característica de cada ecossistema.
O cicloturismo como meio para exploração de diferentes ecossistemas

A aula prática foi uma apresentação geral do sistema de mudanças de marchas, o qual muitas vezes não é utilizado de forma correta por falta de entendimento do funcionamento e noção das vantagens que a troca de marchas correta proporciona.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Turma Conde do Pinhal - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike

Temas desenvolvidos na aula de hoje: recepção dos alunos, explicação das regras do curso, conceito de meio ambiente, relação mountain bike x meio ambiente, ciclo da água, uso racional da água, ajuste de bicicletas e volta em trilha de pinheiros.
Hoje começamos a atender a terceira escola do ano, a Escola Estadual (E.E.) Conde do Pinhal. Os adolescentes chegaram às 13:45 na UFSCar. Antes de entrar para a aula que a Loretha Nascimento (mestranda em Biologia da USP e atleta amadora de mountain bike) ia dar, conversamos bastante sobre a expectativa dos alunos em relação ao Projeto. Diferente de outras escolas, a grande maioria dos alunos atendidos dessa vez disseram querer aprender o máximo sobre todos os aspectos da bicicleta, não se limitando somente ao "andar de bicicleta". E realmente isso ficou provado durante a aula de meio ambiente, em que muitos participaram através de perguntas e colocações pertinentes.

A aula sobre meio ambiente correlacionou em muitos todos os momentos o tema específico abordado com a prática do mountain bike. Também procurou esclarecer a respeito das dificuldades que podemos enfrentar caso sequem nossos reservatórios de água, entre outros assuntos.
Antes de sair para pedalar, fizemos ajustes gerais nas bicicletas: enchemos pneus, deixamos a altura dos bancos certas, ajustamos freios etc. Depois disso, fizemos trilhas no meio do bosque de pinheiros da UFSCar, onde vários alunos tiveram a primeira experiência de descer barrancos e saltar tocos.
Amanhã tem mais!

Terceira escola atendida

Hoje a terceira turma começa no projeto Pedal Consciente! Desta vez são os alunos da EE Conde do Pinhal! Estamos ansiosos para conhecê-los! Nos vemos daqui a pouco!


Pessoal, continuamos com a campanha de doação de bicicletas! Quem tiver uma bike aro 26 parada em casa, doe para o projeto. Entre em contato por e-mail ou pelo telefone 9278-4128.
Obrigada
Mariana

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Turma Orlando Perez - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Avaliação e Corrida de mountain bike no cerrado!

No primeiro dia do projeto, há quase quatro semanas, os alunos receberam suas apostilas e viram nela que no último dia de aula haveria uma competição de mountain bike! Todos ficaram extremamente felizes com isso, e depois, nos outros dias, comentaram o assunto diversas vezes. E hoje quando chegamos, as conversas só giravam em torno da corrida... Mas antes dela, os alunos fizeram uma avaliação objetiva.

A avaliação buscava analisar de uma maneira geral todo o curso, passando pelos 4 módulos: Meio Ambiente e Mountain Bike, Mobilidade Urbana, Mecânica Básica de Bicicleta e Escolinha de Ciclismo e Saúde. Após terminarem a prova, tomamos o lanche, buscamos as bikes e fomos para o cerrado.
Em clima de prova: fazendo avaliação

Estávamos em quatorze hoje. O cerrado ficou cheio de novo! E mais uma vez, como no curso passado, utilizamos a pistinha do Massa como palco para a corrida, que foi um contra-relógio individual. A cada minuto saia um. Foram duas voltas cada, e na segunda vez inverteu-se a posição de largada, indo os mais rápidos na frente. No masculino os melhores foram, nessa ordem: Edinho, Mateus, Jorge, Luan, Ícaro, Emanoel e Kenedy. No feminino as gêmeas se encontraram e Raquel foi a primeira enquanto sua irmã fez o segundo tempo no feminino. Depois da corrida, voltamos à sala e fizemos a premiação. Os três primeiros receberam medalhas e brindes e todos os outros foram presenteados com demais brindes.
Em fila esperando sua vez para o contra-relógio

A todos os alunos da escola estadual Orlando Perez, muito ciclismo para suas histórias que virão pela frente. Que vocês continuem multiplicando o trabalho que buscamos desenvolver com vocês. Sentiremos saudades!
Despedida dos alunos da e.e. Orlando Perez

Agradecemos aqui também toda a colaboração do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar, especialmente da professora Dra. Selva Barreto. Através da parceria firmada com a professora, o projeto teve garantido espaço físico para sua realização.
Professora Selva com os alunos da e.e. Orlando Perez que participaram do projeto

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Turma Orlando Perez - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde

Temas desenvolvidos na aula de hoje: bike fitting, movimento correto durante a pedalada, músculos usados nas diferentes fases da pedalada, história do ciclismo e ciclismo de competição

Toda a aula de hoje foi baseada no filme sobre a edição 2003 do Tour de France. Esse filme, além da competição propriamente dita, traz a história do evento, que naquele ano comemorou 100 anos de existência. Em momentos propícios a intervenções pedagógicas, o filme era parado e algum fato envolvido na cena congelada era comentado. Dentre eles, a organização das equipes de ciclismo durante uma etapa de contra-relógio por equipes; o formato de um capacete "gota"; o biotipo dos sprintistas; as diferenças entre uma etapa de montanha e uma plana; o posicionamento do ciclista na bicicleta. Esses e vários outros aspectos foram analisados no vídeo.
Capa do DVD analisado

Entre uma cena e outra, para explicar melhor alguns detalhes, eram mostradas e comentadas figuras, como a que vem abaixo. Essa imagem mostra quais são os músculos envolvidos nas diferentes fases da pedalada. Pensando nessa figura, viu-se a importância do uso da sapatilha, que oferece ao ciclista a possibilidade de fazer força no pedal durante todo o giro.
Uma entrevista com um profissional que faz bike fitting - ajuste de bicicletas para as principais medidas de um ciclista, mostrou como é importante ter a bicicleta do tamanho certo. Caso contrário, podem aparecer problemas que levem não somente à diminuição do rendimento como também a lesões graves nas articulações.

Amanhã é o dia mais esperado! O dia da corrida!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Turma Orlando Perez - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde

Temas desenvolvidos na aula de hoje: frequência cardíaca e respiratória na atividade física; aspectos físicos, mentais e sociais da saúde e suas relações com o uso da bicicleta; desenvolvimento de habilidade para controlar a bicicleta;

O ciclismo está vinculado ao desenvolvimento da saúde porque não só oferece aos seus adeptos um fortalecimento do corpo e melhora da imunidade, mas também porque é uma ferramenta para a socialização e descontração/ relaxamento das tensões diárias. Relações afetivas positivas sempre se formam nos grupos de ciclismo, tornando assim os seus integrantes mais vinculados e preocupados uns com os outros, o que gera um comprometimento coletivo: essa relação pode ser tomada como grande exemplo de aspecto social da saúde desenvolvido através do uso da bicicleta. E no projeto Pedal Consciente, segundo palavras dos próprios alunos após discussão acerca do tema acima desenvolvido, essa construção afetiva vem sendo criada.

Complementando a aula passada, na qual foi vista a relação entre o aumento do ritmo cardíaco e o exercício, mostramos através de um monitor cardíaco a oscilação das batidas do coração quando se pedala em intensidades diferentes. Essa atividade foi feita em cima de um rolo de treinamento.
Aluna observando a frequência cardíaca do colega que se exercitava no rolo de treinamento

Finalizando a aula, fomos para o cerrado fazer o jogo da fechada. Esse jogo é dividido em duas etapas. Na primeira, quatro ou cinco alunos ficam lado a lado e vão pedalando lentamente tentando fechar o colega para que ele coloque o pé no chão. Quem não coloca o pé no chão marca pontos. A segunda fase do jogo se dá dentro de um círculo demarcado no chão de aproximadamente 3m de raio . Cinco ou seis pessoas pedalam dentro do círculo com o objetivo de tirar os demais da área demarcada. Vence aquele que ficar até o final no círculo. Essa atividade prepara os ciclistas tanto para fugir de acidentes no trânsito como para fazer pilotagens mais técnicas em trilhas.
Jogo da fechada

terça-feira, 10 de maio de 2011

Turma Orlando Perez - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde

Temas desenvolvidos na aula de hoje: anatomia e fisiologia básica do ciclismo, gasto calórico e quantidade de caloria existente em alimentos do cotidiano.

Durante a aula de hoje foram vistos os aspectos fisiológicos e musculares básicos do ciclismo. A relação entre o sistema cardiovascular e o respiratório durante o exercício foi traçada, evidenciando a importância do oxigênio - que é transportado pelo sangue - na produção de energia para a contração muscular.

A ingestão de alimentos é a forma para se obter energia para as atividades que realizamos. A unidade utilizada para mensurar a energia existente nos alimentos é a caloria. Isso foi explicado aos alunos e também o quanto podemos ter de aumento no gasto calórico através do uso da bicicleta no dia a dia ou como esporte.

Hoje fomos entrevistados pela EPTV, emissora afiliada à Rede Globo da região de São Carlos. Alunos e coordenadores falaram sobre o projeto e amanhã, dia 11.05, a reportagem passará ao meio dia.
Monitores do projeto e também alunos da escolinha de ciclismo junto com a vice-presidente da Associação São-Carlense de Ciclismo, Mariana Ignatios e a repórter da EPTV.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Turma Orlando Perez - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde

Temas desenvolvidos na aula de hoje: funções das principais estruturas do corpo humano (ossos, pele, músculos, sistemas circulatório e respiratório) e diferenças na percepção corporal durante repouso e atividade fĩsica.

Durante essa semana será o Mateus que dará as aulas. Hoje foi dia de pensar e sentir o corpo. Os alunos foram levados a refletir sobre o porquê das diferenças corporais diante do repouso e da atividade física. Foram colocadas em pauta também as funções das diferentes estruturas do corpo humano, como os ossos, a pele, músculos e os sistemas respiratório e circulatório.

Durante a aula sobre questões específicas do ciclismo, foi passada a técnica do revezamento em pelotão.
Jovens do projeto durante o aprendizado do revezamento em pelotão

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Turma Orlando Perez - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas

Tema desenvolvido na aula: conhecimento dos diferentes setores de uma bicicletaria.

Durante esse módulo de mecânica básica, o professor Careca ouviu diversas vezes do alunos: "Quanto custa essa bicicleta?" "Qual é a bicicleta mais cara que existe?" "Como é o freio a disco hidráulico?". Por estar no ramo de bicicletas há mais de 60 anos e ter uma loja de bicicletas, Careca nos possibilitou, junto aos outros sócios da empresa, Júnior (Nataniel Júnior, filho do Careca) e Mauro, uma visita ao seu estabelecimento. Nessa visita, os alunos do projeto tiraram todas as suas dúvidas e puderam conhecer os diferentes aspectos que compõem uma bicicletaria.

As experiências de todos os funcionários foram compartilhadas com os participantes do projeto. Primeiro foi o Tuti (Hamilton) que conversou com a gente: Hamilton, além de perito na arte de tratar de bicicletas, também é ciclista profissional. Tuti nos falou sobre como é a vida de um ciclista, as características que se precisa ter para tornar-se um bom atleta e sobre a grande importância de dedicar-se aos estudos junto ao treinamento.

A segunda pessoa da loja que se dispôs a conversar com os alunos foi o Marquinhos (Marcos Casale). Ele é vendedor da loja e também competidor de mountain bike, tendo se destacado em diferentes provas do cenário nacional. Enquanto vendedor, Marquinhos explicou quais são os critérios adotados para se escolher uma bicicleta adequada para o cliente, quais são as faixas de preços das bicicletas existentes, que tipo de bicicleta é mais vendido em São Carlos e o porquê disso e se é ou não recompensador ser vendedor de bicicletas. Várias perguntas surgiram e foram respondidas pelo Marquinhos.
Marquinhos conversando com os alunos

Mauro, um dos donos da loja, também expôs suas ideias a respeito do ramo de venda de bicicletas e assessórios. Mauro, que há dois anos decidiu unir o útil ao agradável tornando-se sócio da bicicletaria Rios Bike, explicou como é o funcionamento administrativo de uma bicicletaria, além de expor sua opinião a respeito da importância do uso da bicicleta como meio de transporte e lazer.
Mauro

Careca deu a oportunidade de todos os alunos deixarem seus currículos na loja para concorrer a uma possível vaga de estagiário no setor de mecânica da loja. Yuri, rapaz de 16 anos, é menor aprendiz mecânico na loja. Ele conversou com os alunos do projeto explicando como é ser um aprendiz dentro de uma oficina mecânica e o quanto está sendo importante para a vida dele essa experiência.

Agradecemos à oportunidade que a Rios Bike ofereceu aos alunos do projeto.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Turma Orlando Perez - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas

As três aulas anteriores de mecânica abordaram praticamente todo o conteúdo programado para o módulo. E para que tivéssemos também a pedalada propriamente dita nessa semana, reservamos o dia de hoje para fazer uma trilha especial: a chamada trilha do Massa! Essa trilha leva esse nome porque foi iniciativa do Massa (Flori) - ciclista são-carlense - criar esse espaço para o Mountain bike dentro do bosque de eucaliptos da UFSCar. Essa trilha, aberta com ferramentas manuais, tem 1300m de extensão e é composta por curvas fechadas, subidas e descidas curtas. A cada curva que se faz, a impressão é de que você está entrando em meio às árvores, mas quando percebe, está de volta ao single track que o levará ao início da trilha: um complexo artesanal de equipamentos de ginástica e recanto para descanso: barras para fazer alongamentos barras fixas, bancos com e sem encosto, entre outros objetos confeccionados apenas com a madeira dos eucaliptos derrubados pelo vento.
Edinho, aluno do projeto, andando na pista

Foram dadas 3 voltas no circuito, sendo que as duas últimas no ritmo mais rápido possível. Todos gostaram muito da experiência e alguns já disseram que posteriormente voltarão lá para se divertir! Ao final da pedalada encontramos o Massa e todos conheceram a história da construção da pista.
A turma toda reunida com o Massa (terceiro da direita para a esquerda)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Turma Orlando Perez - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas

Temas desenvolvidos na aula: regulagem de freios e câmbios e concerto de corrente.

Duas coisas essenciais para uma bicicleta funcionar adequadamente sem levar riscos ao piloto e atrasos à sua pedalada, são o freio e o câmbio. O freio simplesmente porque é o sistema que permite ao ciclista andar em altas velocidades e depois voltar a velocidades que não o levem a riscos; e por que o câmbio? O câmbio é, de uma maneira geral, o responsável por dar a quem pedala a possibilidade de vencer terrenos acidentados (com muitas subidas) com grande facilidade. Lembre-se de quando você era criança e às vezes encarava aquela subida! Era duro, não?!
Na aula de hoje vimos como se dá o funcionamento dos câmbios dianteiro e traseiro. E para aprender a lidar com problemas do dia a dia, todos os alunos regularam marchas e freios.
Outro conteúdo trabalhado em aula foi o concerto de correntes. Com a chave apropriada para sacar corrente, os alunos puderam aprender a unir novamente os elos de uma corrente em caso de problemas.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Turma Orlando Perez - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas

Tema desenvolvido na aula: remendo frio em câmara de ar.

Para iniciar a aula o professor Careca ensinou a todos como se retirava a câmara de ar do pneu. Mostrou também como localizar algum tipo de objeto cortante ou perfurante que pode ficar grudado no pneu (passando a mão com cuidado na parte interior do pneu). Para localizar o furo numa câmara, mostrou-se que introduzindo-a cheia num recipiente com água, vaza ar do furo e dessa forma localiza-se o furo.
O remendo frio propriamente foi realizado por todos os alunos, o que permitiu a compreensão dessa técnica de mecânica. Os alunos do Pedal Consciente, agora, podem remendar suas próprias câmaras de ar caso tenham um pneu furado durante uma pedalada.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Turma Orlando Perez - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas

Tema desenvolvido na aula: conhecimento das diferentes peças de uma bicicleta.
Nesse primeiro dia do módulo sobre mecânica de bicicletas, os alunos viram inicialmente quais são as diferentes peças e acessórios que formam uma bike. Nataniel Rios, ou melhor, Careca, como gosta de ser chamado, demonstrou na prática aos adolescentes como se faz pequenos e grandes ajustes. O conhecimento sobre as diferentes chaves utilizadas para regular bicicletas também foi tema da aula.

Você sabe dizer qual é o nome das peças que cada número representa?! Faça um teste e nos envie a resposta, os 3 primeiros a responder ganharão um brinde da Associação São-Carlense de Ciclismo!