quarta-feira, 20 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: corrida de moutain bike na trilha do Massa!

Chegou o dia da corrida! As regras da competição foram explicadas na sala de aula e as dúvidas esclarecidas. Buscamos as bicicletas e saímos em direção à trilha do Massa, palco de nosso evento!
Gabriel saindo para uma volta

Chegando na trilha, reconhecemos o percurso fazendo algumas demarcações necessárias para que ninguém errasse o caminho. Feito o trajeto, nos concentramos na linha de chegada para iniciar as voltas, que foram dadas separadamente por cada aluno, saindo um a cada minuto. No total, cada um deu 3 voltas. Venceu quem fez o menor tempo entre as 3 baterias.
Tensão antes da largada

No masculino, Gabriel ficou em primeiro, Jean em segundo, Lucas em terceiro e Renan em quarto. No feminino, Suelen foi a campeã.
Todos reunidos

Com essa aula, mais uma turma se forma no Projeto Pedal Consciente.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 2

Temas desenvolvidos no dia de hoje: fisiologia do treinamento, teorias do treinamento, volta longa no cerrado.
Alunos pedalando pelo cerrado!

O corpo humano se adapta aos mais variados níveis de esforço, e isso nos permite, entre outras coisas, ter melhor performance nos esportes. Isso foi explicado aos alunos hoje, dando a eles uma boa noção do que é o treinamento e como ele atua sobre o organismo. Falamos de limiar de lactato, zonas aeróbia e anaeróbia , entre outras coisas.

Após a aula em sala saímos para fazer uma volta no cerrado. Pedalamos por mais de uma hora em diferentes lugares. Mais uma vez passamos pela Trilha do Massa, onde vamos fazer a competição de amanhã.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 1

Temas desenvolvidos na aula de hoje: ciclismo e saúde, vácuo, pedalada na trilha do Massa.
Alunos junto com o Massa, quem começou a fazer a trilha que leva seu nome

Andar de bicicleta pode ajudar a diminuir a pressão, emagrecer, fortalecer os músculos, entre outras coisas. Você sabia disso? Hoje vimos como isso tudo acontece em nosso corpo através das pedaladas.

Na parte prática da aula, fomos à trilha do Massa, e no caminho vimos como era o sistema de vácuo, em que um ciclista abre a massa de ar que está à sua frente para os demais que vêm atrás dele, permitindo que esses façam menos força.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Mobilidade Urbana - aula 5

Temas desenvolvidos na aula de hoje: ocupação espacial de ônibus, carros e bicicletas e contagem de passageiros de carros.

Nessa aula saímos para desenvolver as atividades a pé, pois precisamos entrar em calçadas a todo momento, atravessar ruas, cruzar canteiros. Com passadas, medimos o tamanho de carros, os quais estavam estacionados. Depois vimos quantas pessoas em média vinham ocupando os carros que transitavam na UFSCar (na maioria das vezes uma pessoa por carro). Sendo assim, tivemos idéia do espaço que apenas uma pessoa ocupava ao vir com seu carro para o Campus. Vimos após essa análise, que no mesmo lugar de um carro caberiam em média oito bicicletas estacionadas! O que, então, seria melhor para todos, ir à Universidade de carro ou de bicicleta? Quanto de espaço poderia ser economizado se mais pessoas usassem a bicicleta!

Vimos também que um ônibus ocupa o lugar de 3 carros, mas pode transportar no mínimo três vezes mais pessoas do que um carro com cinco pessoas dentro.

Semana que vem começa um novo módulo.

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Mobilidade Urbana - aula 4

Temas desenvolvidos na aula de hoje: conceito de veículo, ocupação espacial dos diferentes veículos, eficiência de transporte dos veículos, discussão sobre o filme Sociedade do Automóvel e prática do uso da bicicleta como meio de transporte na UFSCar.

Alunos atentos à explicações do Telmo

Por que andar de bicicleta é uma boa para a cidade? Em quais ocasiões o carro deve ser utilizado? Quantos carros cabem no espaço de um ônibus e qual é a melhor relação de passageiros/ veículo nesse caso? Foram várias as questões levantadas.

Após essa discussões, que infelizmente não puderam ser vistas na prática por conta das férias dos alunos e professores, e consequente falta de veículos no Campus, saímos para apurar ainda mais as habilidades para o trânsito.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Mobilidade Urbana - Aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: localização espacial, diferença da estrutura urbana voltada para o ciclista entre vários países, uso da bicicleta como meio de transporte na prática.

Sinalizando durante um trecho de rotatória

Muitas vezes ao andar de bicicleta pelas ruas de nossas cidades, que na maioria das vezes são desestruturadas para receber o ciclista, corremos sérios riscos. Hoje o Telmo mostrou como alguns outros países se organizaram para oferecer mais segurança aos usuários da bicicleta como meio de transporte. Foram feitas algumas comparações com o Brasil também.

Após o lanche saímos para pedalar no trânsito do Campus. Notamos grande diferença no comportamento de todos durante a pedalada: estão mais seguros, sinalizando melhor e andando em linha (sem sair da mesma linha).

terça-feira, 12 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Mobilidade Urbana- Aula 2

Temas abordados na aula de hoje: visualização espacial dos bairros dos alunos com o programa Google Maps, conhecimento de leis de trânsito e prática de sinalização corporal no trânsito.

Pedalando do lado direito da rua

Quando estamos em nossos bairros, não percebemos que fazemos parte de um ambiente maior, a cidade. Hoje os alunos puderam perceber isso utilizando o programa Google Maps. Cada um localizou sua residência no mapa e também a escola em que estudam. Viram as principais ruas que passam perto também.

Saber sobre as principais leis de trânsito também permite ao adolescente se situar em relação ao seus direitos e deveres enquanto ciclista. A descoberta de que há leis específicas para o ciclista gerou um grande alvoroço entre os alunos, fazendo-os refletir sobre o que podem, o que não podem e o porquê disso.

Sinalizando dentro de uma rotatória

Hoje também saímos para treinar e aperfeiçoar a prática de trafegar pelas ruas em segurança. Focamos na sinalização corporal e em como pedalar numa rotatória (quando e para que lado utilizar o braço para sinalizar). No final, dividimos a turma em dois grupos, um ficando com o Telmo e outro comigo, e fomos andar pelo Campus. A cada 3 minutos era um alunos que definia o percurso. Utilizamos esse momento para analisar o quanto os alunos estavam preparados para enfrentar o trânsito.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Mobilidade Urbana- Aula 1

Temas desenvolvidos na aula de hoje: sinalização corporal durante pedalada em vias urbanas, locais corretos para se pedalar nas vias urbanas, significado das principais placas de trânsito.

Andar pela lateral direita é uma das formas do ciclista se proteger e andar dentro das regras e leis de trânsito

Andar de bicicleta no trânsito exige, além da força física, o conhecimento de algumas regras e leis para não se correr alguns riscos. Na aula de hoje, dada pelo professor Telmo Teramoto, vimos a importância de indicar com os membros superiores o lado para o qual viraremos ao curso de uma pedalada. E pensando na importância do significado das placas dentro do contexto do trânsito, foram também apresentadas algumas delas e discutidos os seus usos em relação a ciclistas.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Mecânica Básica de BIcicletas- Aula 5

Temas desenvolvidos na aula de hoje: jogo das peças (de bicicleta), corridinha no boque do lago.
Limpando a trilha para fazer a corrida.

A ideia inicial para o dia de hoje era a de visitarmos a bicicletaria Rios Bike, no entanto isso não foi possível. Sendo assim, fizemos primeiramente um jogo em que cada um tinha que falar o nome de uma peça de bicicleta e caso não soubesse teria que esperar a outra rodada.

Uma das largadas

A segunda parte da aula foi uma corrida de mountain bike de brincadeira (no final do curso terá uma valendo medalhas) no bosque, num circuito preparado pelos próprios alunos! O trecho era muito técnico e cheio de desafios para todos.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Mecânica Básica de BIcicletas- Aula 4

Temas desenvolvidos na aula de hoje: grande volta de mountain bike pelo cerrado.

Um dos grandes dias chegou! A volta pelo cerrado de mais de uma hora e meia foi feita hoje, passando pela já tão conhecida pista do massa, onde encontramos alguns ciclistas.

Saímos cedo do ginásio, passamos pelo bosque, entramos no cerrado, descemos para os Escoteiros e fomos para a pista do Massa, onde ficamos por cerca de uma hora. Lá os alunos deram várias voltas, conhecendo melhor o que é um single track realmente técnico.

Amanhã visitaremos a bicicletaria Rios Bike.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Mecânica Básica de BIcicletas- Aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: gincana de mecânica e aprimoramento de descida de barrancos.

Alunos durante a gincana

Hoje foi dia de gincana de mecânica! As equipes se formaram e tiveram o desafio de montar e regular marchas e câmbios, além de consertar um furo numa câmara de ar. Todas as equipes conseguiram dar conta do recado e marcar os 8 pontos que estavam em jogo!

Aluno descendo barranco

Após a gincana lanchamos e fizemos uma sessão de aprendizado intensivo de descida de barrancos. O barranco era bem técnico e íngreme, e levou ao extremo a perícia técnica dos alunos!

Amanhã tem pedalada longa pelo cerrado!!!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Mecânica Básica de BIcicletas- Aula 2

Temas desenvolvidos na aula de hoje: regulagem fina de freios e marchas, alinhamento de aros, lubrificação de transmissão.

Aluna regulando freio dianteiro

A bicicleta para ser boa para andar, precisa estar bem regulada. Ter marchas e câmbios regulados é imprescindível tanto para um bom rendimento, quanto para o conforto da pedalada. A aula de hoje focou na regulagem fina de freios e marchas, passando pela lubrificação de corrente, itens que quando estão desapropriadamente ajustados não permitem o bom desenvolvimento do ato de pedalar.

Professor Careca ensinando como se regula um freio traseiro

Alinhar o aro de uma bicicleta é uma tarefa minuciosa, mas não tão complicada se for pensada só para momentos de emergência, ou seja, quando não se precisa fazer um alinhamento perfeito. Hoje foi passada também essa técnica de alinhamento de aro, desmistificando esse processo tão curioso.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Mecânica Básica de BIcicletas- Aula 1

Temas abordados na aula de hoje: regulagem de freios e marchas, remendo de pneus e conserto de corrente.
Aluno regulando as marchas da bicicleta

Hoje começou o módulo de mecânica de bicicletas. Quem dará aulas será o professor Natanael, mais conhecido como Careca, que é proprietário da bicicletaria Rios Bike.
Após remendar, tem-se que encher o pneu!

Nessa primeira aula foram selecionadas algumas bicicletas do projeto que estavam com certos problemas, como por exemplo: marchas desreguladas, freios desregulados, pneu furado e corrente quebrada. Cada grupo se encarregou de mexer em uma ou duas bicicletas. Ao final, todas as bicicletas estavam consertadas.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Turma Archimedes A. M. Carvalho - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - Aula 5

Temas abordados na aula de hoje: aquecimento global, gincana sobre meio ambiente.

A aula de hoje finalizou o módulo sobre mountain bike e meio ambiente. Foram abordados os fatores que levam ao aquecimento global, tais como o desmatamento que gera gases que levam ao efeito estufa, o excesso de metano produzido pelas criações de gados, entre outros.

Início do circuito da Gincana

A Gincana desse módulo abordou todos os temas já estudados, e fez isso de forma muito divertida. A turma foi dividida em três equipes. A Gincana teve 7 etapas, e em cada uma delas um dos integrantes de cada equipe estava presente. A Gincana consistia numa corrida de mountain bike em torno de um circuito e na resposta correta a uma determinada pergunta elaborada pela Loretha. Tinha direito a responder primeiro a equipe cujo representante ganhasse a corrida. Uma resposta totalmente correta valia 1,5 ponto.

Aluno respondendo questão durante Gincana

Depois da Gincana nos despedimos da Loretha, que voltará para as aulas sobre meio ambiente no mês que vem! Obrigado Loretha!

Turma reunida com a Loretha