sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Turma J. Je. Marmorato - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 5

Temas desenvolvidos na aula de hoje: corrida de mountain bike na Pista do Massa.

Hoje organizamos a corrida que fechou o curso da Escola Estadual João Jorge Marmorato. Num circuito de aproximadamente 2 Km os alunos andaram o mais rápido possível por trechos técnicos, planos e subidas. Estava bastante calor e as garrafinhas de água secaram.

Largada

Foi muito bom ter visto mais um grupo de pessoas aprenderem tanto sobre o uso da bicicleta. A Associação Sãocarlense de Ciclismo (ASC) tem buscado de maneira contínua e séria ampliar a prática segura do ciclismo em suas mais variadas facetas, e esse Projeto Pedal Consciente é um dos vetores dessa intenção.

Valeu, Turma!

Nós da ASC agradecemos a todos os que contribuem para a viabilização desse projeto, em especial a nossos parceiros: Prefeitura Municipal de São Carlos e Universidade Federal de São Carlos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Turma J. Je. Marmorato - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 4

Temas desenvolvidos na aula de hoje: bike trial.

Recebemos uma visita legal demais hoje. O Índio (Alexandre Otsuka), de Descalvado, atleta de Bike Trial, veio nos ensinar como praticar essa modalidade do ciclismo.

Todos puderam andar na bicicleta própria ao Trial, uma bicicleta sem banco e marchas, com pneus largos e freios hidráulicos. O Índio passou técnicas de salto, superação de obstáculos, empinadas para subir nos obstáculos entre outras. Foi divertido e muito proveitoso. Ninguém que estava na aula tivera antes a oportunidade de andar numa bike de trial! O sonho foi realizado :-)!


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: treinamento das diferentes modalidades do ciclismo, criação de exercícios para otimização da performance nas diferentes modalidades do ciclismo, pedalada em circuito de Cross Country Olímpico.

Um trecho do circuito de XCO

Para ter melhores resultados, todos os esportistas têm que se submeter a um determinado tipo de treinamento, o qual irá aumentar seu desempenho nas especificidades de sua modalidade. No ciclismo essa regra também é válida.

Na aula de hoje foram desenvolvidos exercícios com o objetivo de aumentar a performance de atletas de Downhill, Ciclismo de estrada, Bike Trial e Cross Country Olímpico - XCO.

Explicação de exercícios criados para treinamento em diferentes modalidades

A parte prática da aula foi desenvolvida numa pista de XCO, onde os alunos puderam observar as variáveis envolvidas no treinamento de um atleta daquela modalidade.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 2

Temas desenvolvidos no dia de hoje: músculos envolvidos no ato de pedalar, movimento ideal para a pedalada, exercícios de refinamento da habilidade de conduzir a bicicleta.

A sala de aula se transformou num pequeno laboratório hoje. A pergunta em questão que tinha que ser respondida através da proposição de uma atividade prática era a seguinte: qual exercício pode levar um ciclista a ter o giro mais perto do círculo perfeito? Baseados nessa pergunta, surgiram duas propostas, e uma delas vem no vídeo abaixo.



A segunda parte da aula foi dedicada ao uso da bicicleta em condições técnicas para estimular a habilidade dos ciclistas.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 1

Temas desenvolvidos na aula de hoje: sistema circulatório e respiratório, alimentos como fonte de energia, pirâmide alimentar, doenças causadas por sedentarismo, aferição da frequência cardíaca pré e pós atividade física, descida de barrancos, single track e diferenças entre pedalar sentado e em pé.

Barrancos

Hoje iniciamos esse novo módulo tratando dos aspectos morfofisiológicos relacionados à atividade física. Vimos porque precisamos respirar com maior frequência quando realizamos exercícios; porque os músculos precisam de mais sangue quando estão ativos durante uma atividade física e porque o coração bate mais rápido nessas condições. Na sala, em repouso, medimos nossa frequência cardíaca. Depois de ter feito um grande esforço pedalando, medimos novamente e vimos que nesse momento o coração batia bem mais rápido.

Contando as batidas do coração

Pedalamos no cerrado, descemos barrancos bem difíceis, íngremes. Todos foram bem. Pegamos também um single track entre as árvores do cerrado, com cerca de 150m. Foi muito divertido!

Saindo do single track
Amanhã tem mais!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas - Aula 4

Temas desenvolvidos na aula de hoje: pedalada livre pelo cerrado e Pistinha do Massa.

Pedalando na Pistinha do Massa

No último dia do módulo de mecânica fizemos uma grande volta pelo cerrado da UFSCar explorando as diversas possibilidades de pedalar. Andamos por estradas de terra lisas, trilhas com raízes e single tracks dentro de plantação de eucaliptos.

Hoje a turma teve a experiência de pedalar na pistinha do Massa, single track dentro de uma grande plantação de eucaliptos da UFSCar. Essa pista foi feita especificamente para uso de ciclistas.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas - Aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: remendo de câmara de ar e gincana de mecânica de bicicleta!

Finalizando a regulagem de freio

Antes de recomeçar a gincana, todos remendaram uma câmara de ar. A técnica foi aprendida por todos, que conseguiram deixar os remendos muito bem colados nas câmaras.

A continuação da gincana se deu através da regulagem fina das peças das bicicletas. Câmbios e freios foram ajustados e depois testados. No primeiro teste vimos que faltava uma regulagem mais detalhada, e na rua mesmo, fizemos os ajustes finais.

Amanhã iremos pedalar a tarde toda!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas - Aula 2

Temas desenvolvidos na aula de hoje: início da gincana de mecânica!

Alunos durante a gincana

Na aula de hoje iniciamos a gincana de mecânica de bicicletas. O objetivo da brincadeira será montar e deixar o mais regulada possível um bicicleta. Inicialmente os alunos desmontaram as bicicletas e iniciaram a montagem. A regulagem fina será feita no dia de amanhã.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas - Aula 1

Temas desenvolvidos na aula de hoje: apresentação das peças de uma bicicleta e suas funções, regulagem de freio e de marchas.

Testando o freio

No primeiro dia de aula com o Celso, proprietário da bicicletaria Ciclopedal, foram ensinadas as técnicas de mecânica para regular freios e marchas. Antes disso foram apresentadas as peças da bicicleta e as funções delas.

Notamos que vários alunos já montaram suas bicicletas e têm boas noções de mecânica.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Mobilidade Urbana - Aula 5

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Gincana sobre mobilidade urbana!

Contagem do número de pessoas em cada carro

Hoje foi o último dia do módulo de Mobilidade Urbana desenvolvido pelo professor Telmo. Nessa aula fizemos uma gincana com 4 atividades diferentes, cada uma valendo pontos para as 3 equipes que disputam a gincana.

As atividades consistiam em responder uma pergunta específica sobre mobilidade urbana na sala de aula e depois conferir na prática se ela realmente bate com a realidade. Abaixo vêm as perguntas feitas aos alunos.

1 - Na entrada da UFSCar, quantos carros serão necessários passar para contar-se um total de 30 passageiros?

2 - Quantos carros médios estacionados ocupam a vaga de um ônibus?

3 - 20 bicicletas estacionadas lado a lado sem espremer ocupam a vaga de quantos carros?

4- Quantas bicicletas estacionadas lado a lado e sem estarem espremidas ocupam a vaga de um carro?

Despedida do Telmo

Após a resposta às perguntas voltamos à sala e nos despedimos do Telmo, que retornará daqui a um mês para a próxima turma do Projeto Pedal Consciente.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Mobilidade Urbana - Aula 4

Temas desenvolvidos na aula de hoje: discussão sobre o trânsito em geral baseada no filme "Sociedade do Automóvel", aprendizados sobre uso da bicicleta durante passagem por rotatórias.




A aula foi baseada no filme "A Sociedade do Automóvel", o qual mostra de forma crítica o uso excessivo dos veículos movidos a motor, principalmente o carro. A partir do filme foi feita discussão pensando na vida cotidiana de cada um.

A parte prática da aula foi desenvolvida pensando-se na segurança dos alunos durante os momentos em que passam por rotatórias. Foi explicada a maneira correta de pedalar numa delas sem se colocar em risco.

Amanhã tem gincana!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Mobilidade Urbana - Aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: as diferentes formas que as cidades se organizam para receber os ciclistas, a organização da cidade para os diferentes meios de transporte, pedalada pelo Campus respeitando as leis de trânsito.

Pedalando sozinhos em trecho do Campus da UFSCar

Para as pessoas poderem utilizar a bicicleta nas cidades, algumas questões têm que ser observadas, desde a educação daqueles que transitam pela cidade - inclusive a dos ciclistas, até a infra-estrutura urbana específica para o uso da bicicleta: ciclovias, ciclofaixas, paraciclos, bicicletários, entre outros. Foram mostrados para os alunos exemplos e contra-exemplos do que seria ideal para uma cidade receber pessoas que usam a bicicleta.

No momento prático da aula saímos em grupo para pedalar pelo Campus. Hoje notamos grande melhoria nos aspectos relacionados ao uso da bicicleta no trânsito pelos alunos. Podemos notar que estão bem mais seguros para fazer curvas, andar juntos, lidar com o movimento de carros e sinalização de trânsito.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Mobilidade Urbana - Aula 2

Temas desenvolvidos na aula de hoje: leis de trânsito, definição de "veículo", placas de trânsito, problemas ao andar na contra-mão, volta pelo trânsito da UFSCar respeitando as regras de sinalização e regras para trafegar de bicicleta.

Conversa sobre as leis de trânsito

Andar na contra-mão muitas vezes parece ser mais seguro do que andar na mão certa, mas note bem: andar na contra-mão significa somar sua velocidade à da pessoa que está vindo na direção contrária à sua. Isso é bom? Não é. Essa questão foi mostrada a partir de uma atividade em que dois alunos batiam os ombros vindo na direção contrária e também na mesma direção. Era notável o quanto se deslocava menos o aluno que sofria o choque pelas costas.

O professor Telmo definiu junto com os alunos o termo veículo, discutiu sobre as placas de trânsito mais importantes e pedalou pelo Campus buscando esclarecer dúvidas sobre as maneiras mais seguras de andar de bicicleta.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Mobilidade Urbana - Aula 1

Temas desenvolvidos na aula de hoje: discussão sobre regras dentro de atividades em conjunto, conhecimento dos bairros dos alunos, volta de bicicleta frisando forma segura de condução.

Conduzindo a bicicleta nas ruas do campus

No primeiro dia de aula do professor Telmo (ONG ACESSO), os alunos realizaram uma atividade que discutiu o porquê das regras em algumas atividades. Para isso foi utilizada uma partida de futebol, na qual o professor utilizou-se das mãos e não respeitou as linhas laterais do campo. Após essa atividade foram discutidas as leis de trânsito e a razão delas existirem.

A prática de hoje foi pautada na segurança ao pilotar uma bicicleta no trânsito. Foram passados as seguintes regras: andar do lado direito da rua, passar a 1m dos carros estacionados para não bater em eventuais portas abertas, andar de capacete (o que fazemos todos os dias), sinalizar ao virar, entre outros.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - Aula 5

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Gincana!

Largada para uma etapa da gincana!

O dia hoje foi dedicado à gincana. Durante essa atividade os alunos puderam elaborar os conceitos que aprenderam de forma dinâmica e lúdica. Num circuito montado para o mountain bike, um dos integrantes de cada uma das três equipes formadas disputavam a primeira colocação. O primeiro representante de uma equipe que chegasse, levava a vantagem de responder a questão proposta pela professora Loretha antes das outras equipes. Os assuntos abordados foram todos aqueles vistos durante o módulo de meio ambiente.

Despedida da Loretha!

Nos despedimos da Loretha, hoje. Muito obrigado pelo seu empenho em realizar o ótimo trabalho que vem realizando nos últimos meses com o projeto, Loretha!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - Aula 4

Temas desenvolvidos na aula de hoje: características da paisagem sãocarlense, características do cerrado, eutrofização e cadeia alimentar.

Alunos com Paulo, Élen e Loretha

O professor e coordenador de Meio Ambiente de São Carlos Paulo Mancini e a bióloga Élen, também integrante do quadro da Coordenadoria de Meio Ambiente de São Carlos, estiveram presentes na aula de hoje. Ambos trouxeram conhecimentos e reflexões acerca das peculiaridades da paisagem de São Carlos.

Aula na lagoa

A segunda parte da aula foi feita em cima das bikes no cerrado. Nesse ambiente exploramos a vegetação e uma lagoa. Ali pudemos estudar o fenômeno da eutrofização e da cadeia alimentar.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - Aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: diferentes tipos de ecossistema, cicloturismo e prática de ciclismo em bicicleta ergométrica.


Chuva! Não parou de chover um minuto sequer. Portanto, andar de bike, impossível!

A professora Loretha apresentou os diferentes tipos de ecossistema, enfatizando a importância da mata ciliar que protege os rios. Mostrou a fauna, flora e características das águas típicas de cada um deles. Dando continuidade à aula, uma série de rotas de cicloturismo foi apresentada.

Para substituir a pedalada na terra, os alunos usaram algumas bicicletas ergométricas. Aprenderam um pouco sobre potência durante a pedalada e cadência.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - Aula 2

Temas desenvolvidos na aula de hoje: desequilíbrio ambiental, fotossíntese, ciclo da água, técnicas para descer barrancos, técnicas para fazer curva.

Aluno descendo barranco

Durante a aula teórica do dia de hoje a professora Loretha desenvolveu questões relativas ao desequilíbrio ambiental, fotossíntese, poluição da água e ciclo da água. Esses temas foram relacionados entre si.

Aprendendo a fazer curvas com segurança na trilha

Durante a parte prática da aula foram desenvolvidas técnicas para descer barrancos e realizar curvas com segurança.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Turma J. J. Marmorato - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - Aula 1

Temas desenvolvidos na aula de hoje: apresentação do projeto, ajuste das bicicletas para a altura dos alunos, volta longa no cerrado.

Hoje foi o primeiro dia de curso da turma da Escola Estadual João Jorge Marmorato. Essa escola fica no bairro Castelo Branco, zona leste de São Carlos.

Alunos da escola preparados para sair para a pedalada

Nesse primeiro dia apresentamos os detalhes do projeto aos alunos, ajustamos as bicicletas que cada um usará durante o projeto e demos uma volta de mais de um hora no cerrado.

Indo para o cerrado

Ao final tomamos lanche próximos ao campo de futebol e à piscina.