sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 5

Temas desenvolvidos na aula de hoje: corrida de mountain bike no cerrado!

Início do percurso

A aula de hoje foi totalmente voltada para o desenvolvimento de uma corrida de moutain bike. Fizemos essa corrida no cerrado passando pela Trilha do Massa. Havia 10 alunos presentes, e todos participaram. O estilo da competição foi o contra-relógio; nesse estilo, o competidor tem como referência o tempo e não os demais corredores. Somente no final é que se tem ideia da colocação, momento em que os tempos são comparados.

Ele deu tudo de si!

Todos da Associação Sãocarlense de Ciclismo agradecem os participantes da turma da E.E. Attília Margarido Prado. Desejamos que suas pedaladas de agora em diante sejam feitas com muito mais segurança, consciência de seus limites e qualidade de uma maneira geral. Que transmitam para o maior número de pessoas os conhecimentos que tiveram nas aulas práticas e teóricas do Projeto.

Parabéns a todos os participantes!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 4

Temas desenvolvidos na aula de hoje: fundamentos do treinamento de ciclismo, grande volta no cerrado com momento de descontração no espaço dos escoteiros.

Durante a volta no cerrado

Nas aulas passadas explicamos como o organismo funciona basicamente - coração, pulmões, rins, vasos etc. Na aula de hoje vimos as adaptações que alguns desses órgãos sofrem com o treinamento sistematizado de ciclismo.

Parada pra refrescar

Já em cima das bicicletas, demos uma grande volta no cerrado da UFSCar, passando por single tracks bem técnicos. Esses singles foram uma boa preparação para a corrida que teremos amanhã, a qual passará pela trilha do Massa! No final da pedalada de hoje, paramos no espaço dos escoteiros e brincamos um pouco com a água da nascente que existe no cerrado. Foi muito divertido, me molharam inteiro!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: ciclismo e saúde, volta no cerrado com oscilações de velocidade.

Usar a bicicleta também pode ajudá-lo a ter uma saúde mais equilibrada, menos sujeita a oscilações patológicas. A bicicleta também tem o poder de levá-lo a estados de relaxamento, fazendo assim que você deixe de lado o stress do dia a dia. Na aula de hoje pudemos ver as relações do uso da bike nos aspectos mental, físico e social da saúde de uma pessoa.

Ao baixar o sol, andamos por cerca de 40 minutos no cerrado, e os alunos puderam experimentar sensações leves proporcionadas pelo pedalar em meio a árvores.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 2

Temas desenvolvidos na aula de hoje: fibras musculares, volta no cerrado, pistinha do Massa.

Complementando a aula de ontem, vimos hoje como se dá a contração muscular. Para isso assistimos a um vídeo bem elucidativo que mostrava as fibras Actina e Miosina agindo.

Depois da aula teórica, fizemos uma grande volta no cerrado passando pela pista do Massa.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - Aula 1

Temas desenvolvidos na aula de hoje: estrutura do sistema cardiorrespiratório, circulatório, suas funções e alterações durante o exercício.


No primeiro dia do módulo que trata do ciclismo como esporte e meio para benefício da saúde, foi ensinado como os sistemas cardiorrespiratório e circulatório são organizados no corpo humano e quais funções desempenham.

Num teste realizado num rolo de treinamento de ciclismo, pudemos observar as alterações da frequência cardíaca e respiratória enquanto aumentava-se a intensidade de trabalho da pessoa testada.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas - Aula 5

Temas desenvolvidos no dia de hoje: montagem integral de uma bicicleta.

Hoje foi o dia do desafio no módulo atual. Divididos em três grupos, os alunos desmontaram e montaram completamente uma bicicleta. O professor Ozias, que também ficou conhecido como Moisés, auxiliou nos momentos em que faltava experiência aos novatos em mecânica.

Todos conseguiram montar suas bicicletas, e no final as peças que estavam espalhadas tornaram-se mais uma vez o objeto de desejo!

Obrigado ao professor Ozias pelas aulas oferecidas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Mundial Sem Carro - aula 4

Hoje foi comemorado o Dia Mundial Sem Carro, e com isso, as atividades do Projeto Pedal Consciente foram deslocadas para a Praça dos Comerciários, em frente ao Mercado Municipal, onde a Associação Sãocarlense de Ciclismo organizou o evento Vaga Viva.

Apresentação de trabalhos sobre mobilidade durante o dia

Durante o tempo que permaneceram no local, os alunos, divididos em grupos, fizeram entrevistas com algumas pessoas que por lá passavam, buscando saber se estariam dispostas a deixar seus carros em casa 4 vezes por semana. A partir das respostas, fizeram figuras que representavam o encontrado nos discursos.

O dia rendeu muitas reflexões, pois foi visto na teoria e prática os efeitos do uso exacerbado do carro.

Parabéns a todos os alunos que estiveram presentes nesse dia!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas - Aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: regulagem de freios e de marchas.

Ajuste fino no freio

Nessa aula foi ensinada a maneira correta de se regular as marchas de uma bicicleta. Para isso partimos do funcionamento das peças envolvidas na relação da bicicleta. Após explicações teóricas e práticas do professor Ozias, foram ajustados os câmbios de algumas bicicletas. Da mesma maneira foram ensinadas as técnicas para regulagem de freios.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas - Aula 2

Temas desenvolvidos na aula de hoje: tipos de freio, regulagem de freios e passeio no bosque de pinheiros.


Regular os freios da bicicleta é uma habilidade que todo ciclista deveria ter, pois sem os freios podemos nos acidentar facilmente. Na aula de hoje o professor Ozias ensinou as técnicas para regular os freios de uma mountain bike. Também explicou e depois orientou os alunos a trocarem capas e cabos de aço dos freios. Feito isso, fomos pedalar no bosque em meio aos single tracks.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas - Aula 1

Temas desenvolvidos na aula de hoje: apresentação dos componentes da bicicleta, diferenças entre bicicletas de ciclismo e moutain bike, remendo frio em câmara de ar.

As peças da bicicletaAs peças da bicicleta

O primeiro dia de aula de mecânica teve uma apresentação detalhada dos componentes da bicicleta. O professor Ozias, proprietário da loja Ultrabike, explicou minuciosamente quais eram e para que servia cada peça da bicicleta. Na apostila do curso foi preenchido com seus respectivos nomes uma figura que indicava certas peças da bicicleta.

Remendo feito com sucesso!

A técnica de consertar câmara de ar com remendo frio foi ensinada e praticada por todos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Mobilidade Urbana - Aula 5

Temas desenvolvidos na aula de hoje: gincana sobre mobilidade urbana com temáticas variadas.
Despedida do Telmo

A aula dessa sexta-feira foi a despedida do professor Telmo e também o momento de brincarmos com algumas questões da mobilidade urbana. Indo às ruas do Campus em grupos, os alunos puderam verificar a média de pessoas dentro de cada carro e a relação entre o espaço ocupado por diferentes meios de transporte (incluindo a bicicleta) e o número de pessoas que consegue transportar. Isso tudo possibilitou uma reflexão sobre os meios de transportes que conseguem transportar mais ocupando menor espaço e também prejudicando menos o meio ambiente.


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Mobilidade Urbana - Aula 4

Temas desenvolvidos na aula de hoje: discussão sobre o filme Sociedade do Automóvel e prática segura do uso da bicicleta no trânsito do Campus.

Aluno praticando técnicas de pilotagem segura no trânsito

O filme Sociedade do Automóvel foi passado na aula de hoje e posteriormente fizemos uma discussão sobre esse trabalho cinematográfico.

Na parte prática da aula fomos às ruas do Campus e utilizamos as técnicas para pedalar de maneira segura no trânsito. Num local reservado, os alunos puderam pedalar sozinhos, mostrando o que haviam aprendido nas aulas anteriores.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Mobilidade Urbana - Aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: regras de trânsito e forma de pedalar com segurança em rotatórias.

Aluno sinalizando em rotatória

Na terceira aula do módulo de Mobilidade Urbana, foram apresentadas as maneiras corretas que oferecem maior segurança ao ciclista ao trafegar pelas ruas. Em especial foi dada atenção às rotatórias, local em que muitos ciclistas se acidentam.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Mobilidade Urbana - Aula 2

Temas desenvolvidos na aula de hoje: sinalização, regras de trânsito, uso da bicicleta no trânsito, uso correto das marchas da bicicleta e troca de marchas.

Aprendendo a usar marchas

Na aula de hoje foram apresentadas e discutidas as principais placas de sinalização. Para aprender corretamente a usar marchas, uma bicicleta foi colocada num rolo (instrumento em que o ciclista pedala parado) e os alunos trocaram as marchas de acordo com orientações dos professores. No Campus pedalamos usando sinalização com os braços, andando do lado direito da via e respeitando a preferência do pedestre.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Mobilidade Urbana - Aula 1

Temas desenvolvidos na aula de hoje: o porquê das regras, algumas regras de trânsito, prática do uso da bicicleta no trânsito com segurança.

Jogo sem regras explicitadas

A aula dessa segunda-feira foi a primeira do módulo de Mobilidade Urbana ministrado pelo Telmo Teramoto - ORG ACESSO. Nesse as módulo são discutidos conceitos sobre trânsito em geral e o uso da bicicleta na cidade, indo desde os temas ligados à legislação até a prática segura do uso da bicicleta.

A primeira atividade de hoje foi um jogo supostamente de futebol, mas que o professor não avisou a regras previamente. Durante o Telmo usou as mãos, fez faltas, entre outras práticas não permitidas no jogo de futebol. Essa atividade alimentou a discussão posterior sobre a necessidade de regras no trânsito.

A segunda parte da aula foi dedicada ao uso da bicicleta no Campus seguindo as leis de trânsito e utilizando sinalizações corporais para indicar mudanças de direção.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - Aula 4

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Gincana sobre meio ambiente.

Largada de uma das rodadas da gincana

Hoje, no último dia do módulo de Meio Ambiente e Mountain Bike, foi realizada uma gincana que combinava os conhecimentos sobre meio ambiente desenvolvidos nes módulo e as técnicas de mountain bike aprendidas. Formaram-se grupos e num circuito um representante de cada grupo disputava a primeira colocação, que permitia responder antes dos outros grupo uma questão levantada pela professora Loretha.

Despedida da Loretha

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - Aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: aspectos ambientais de São Carlos, programas de proteção ambiental do município, técnica para andar em single tracks com raízes e barrancos.

Élen e os alunos do curso

A aula de hoje foi dada pela bióloga Élen do COMDEMA/ São Carlos. Ela nos trouxe as características ambientais do município e nos apresentou alguns programas de proteção ambiental que São Carlos executa.

Descendo um barranco

Na parte prática do dia fomos até o bosque de pinheiros ao lado do lago e andamos pelos single tracks (trilhas em que somente um passa) e barrancos.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - Aula 2

Temas desenvolvidos na aula de hoje: interferência humana no ambiente, degradação ambiental, fotossíntese, técnicas para fazer curvas e técnicas para descer barrancos.

Finalizando a descida de um barranco

Na aula teórica a professora Loretha apresentou e discutiu com os alunos as consequências da interferência humana indevida no meio ambiente. Foi visto que o excesso de resíduos produzidos pelo homem leva a um desgaste do meio ambiente, tornando-o muitas vezes impróprio para a vida. Em outro momento foi mostrada a importância da fotossíntese e sua relação com a sobrevivência dos seres vivos.

Na aula prática feita no cerrado, foram ensinadas as técnicas para fazer curvas e descer barrancos. Com essas técnicas, os alunos passam a se sentir mais seguros para pedalar em terrenos mais acidentados.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Turma Attília Prado Margarido - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - Aula 1

Temas desenvolvidos na aula de hoje: apresentação dos novos alunos, apresentação do curso, objetivos de cada aluno e do curso, regulagem da altura das bicicletas para o uso de cada aluno, regras básicas para pedalar dentro do Campus, pedalada no cerrado, orientações sobre como usar a relação da bicicleta.

Entrando na trilha

No primeiro dia da turma da E.E. Attília Prado Margarido, nos apresentamos uns aos outros, vimos os objetivos de cada um com o curso e o quais são os objetivos do Projeto em relação aos conhecimentos que serão oferecidos.

No cerrado

Como em toda primeira aula, ajustamos as bicicletas para o tamanho de cada um e a partir daí saímos para pedalar. Andamos cerca de 1h passando pelo cerrado da UFSCar. Durante o trajeto demos uma parada para explicar melhor como funcionam as marchas e como elas devem ser usadas.

Amanhã tem mais!