segunda-feira, 31 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - aula 2

Temas desenvolvidos na aula de hoje: influência dos ídolos esportivos na vida das pessoas, apresentação das diferentes modalidades do ciclismo e técnicas para descer escadas.

Descendo escada

A aula dessa segunda-feira foi focada no ciclismo como esporte. Foi passada a definição de esporte e a diferença entre atividade física, esporte e brincadeira. Vimos também as modalidades de ciclismo existentes.

A parte prática da aula foi dedicada ao desenvolvimento da técnica de descer escadas.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Escolinha de Ciclismo e Saúde - aula 1

Temas desenvolvidos no dia de hoje: saúde e ciclismo.

Volta no cerrado

Hoje tratamos da relação entre saúde e o uso da bicicleta. Pensamos nas definições e porquês da saúde e o que a pode determinar. Pedalando, vimos que saúde não está só relacionada ao físico, mas ao mental e social também. Andar pelos eucalíptos da UFSCar e sentir a sombra e vento batendo no rosto nos proporcionou um momento ideal para notar o quão importante é a calma, paz e tranquilidade para nosso bem estar. Vimos as relações entre exercício físico e saúde, passando pelas alterações fisiológicas que temos enquanto nos movimentamos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas - aula 4

Temas desenvolvidos na aula de hoje: desmontagem e montagem de bicicleta, volta no cerrado com descida de barrancos e curvas fechadas.


Finalizando o módulo de mecânica, pois iniciaremos o módulo 4 amanhã por conta dos feriados, vimos mais detalhes sobre a forma correta de montar e desmontar uma bicicleta. Foram alinhadas rodas, pedivelas foram retirados e colocados novamente e uma série, entre outras atividades realizadas.


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas - aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: regulagem de marcha e freios, passeio pela biblioteca comunitária da UFSCar.


Nessa aula o professor careca desenvolveu as técnicas para regulagem de marchas e freios. Foram trocados cabos de aço, conduítes e pastilhas de freio.

Hoje também foi dia dos alunos conhecerem um pouco mais da realidade da UFSCar. Fizemos um passeio pela Biblioteca Comunitária da Universidade, onde puderam ler livros e gibis, além de visitar exposições de obras de arte.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas - aula 2

Temas desenvolvidos na aula de hoje: remendos em câmaras de ar, emenda de correntes e volta na Pista do Massa.

A aula de hoje foi dedicada ao aprendizado de remendar câmaras de ar e emendar correntes, enquanto a pedalada nos levou até a Pistinha do Massa, lugar já tradicional e visitado por todas as turmas do projeto.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Mecânica Básica de Bicicletas - aula 1

Temas desenvolvidos na aula de hoje: apresentação das peças de uma bicicleta, volta no cerrado.

Explicações do professor Careca

No primeiro dia de aula de mecânica com o professor Careca, foi ensinado aos alunos o nome e localização de cada peça numa bicicleta. Algumas dicas sobre mecânica também foram passadas.

A segunda parte da aula foi dedicada a uma pedalada o cerrado. Descemos alguns barrancos e pedalamos próximos a uma bela lagoa.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Mobilidade Urbana - aula 5

Temas desenvolvidos na aula de hoje: gincana de mobilidade urbana.

Quantas bikes cabem na vaga de um carro?

A gincana de mobilidade urbana explorou basicamente dois aspectos da realidade do trânsito: aproveitamento do espaço interior dos carros pelos seus condutores em relação ao número de passageiros transportados e aproveitamento do espaço ocupado por diferentes veículos e sua capacidade de transportar passageiros. Foi visto quantos carros eram necessários para transportar 30 pessoas para dentro da UFSCar, quantas vagas de carro ocupa um ônibus, quantas bicicletas cabem na vaga de um carro e quantas vagas de carro são necessárias para comportar 30 bicicletas. Esses exercícios permitiram fazer relações de ocupação de espaço entre diferentes meios de transporte e sua eficiência ao transportar passageiros.

Pedalando, foram exercitadas as lições aprendidas durante todo o módulo de Mobilidade Urbana.

Agradecemos ao prof. Telmo pelas aulas e conhecimento compartilhado!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Mobilidade Urbana - aula 4

Temas desenvolvidos na aula de hoje: projeção e discussão de vídeo Sociedade do Automóvel e refinamento das técnicas de utilização da bicicleta no trânsito.

Regulando o capacete antes de sair!

O filme Sociedade do Automóvel, que retrata basicamente a dependência do ser humano em várias esferas - econômica, afetiva, social - e suas consequências, foi projetado e posteriormente discutido.

Na aula prática andamos por ruas bastante movimentadas e complicadas de se trafegar, momento em que os alunos puderam ser avaliados para possíveis correções de suas pedaladas. No entanto, houve um aprendizado muito significativo de todos, não tendo havido a necessidade de novas explicações. Parabéns a todos!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Mobilidade Urbana - aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: continuação das leis de trânsito específicas para ciclistas e prática do uso da bicicleta no trânsito do Campus enfatizando o contorno de rotatórias.

Sinalizando dentro de uma rotatória

Hoje o professor Telmo passou as leis específicas sobre o uso da bicicleta no trânsito, mostrando que os ciclistas também precisam conhecer o Código de Trânsito para terem segurança enquanto andam e proporcionar segurança àqueles que transitam próximos a eles.

Durante a parte prática, além de uma grande volta, foi passada com ênfase a maneira mais segura de pedalar numa rotatória.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Mobilidade Urbana - aula 2

Temas desenvolvidos na aula de hoje: regras específicas do trânsito, sinalização de trânsito, prática do uso da bicicleta em ambiente urbano (Campus).

Sinalizando dentro de uma rotatória

Entrando na parte específica das regras de trânsito, hoje vimos algumas regras que compõem o código brasileiro de trânsito. Também aprendemos sobre o significado de algumas placas de trânsito.

Hoje novamente andamos pelas ruas da UFSCar e pudemos notar que a maioria dos alunos já está mais segura para pedalar corretamente entre os carros.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Mobilidade Urbana - aula 1

Temas desenvolvidos na aula de hoje: pra que servem as regras?, pedalada guiada pelo trânsito da UFSCar.
Futebol???

No primeiro dia do módulo de Mobilidade Urbana, o professor Telmo propôs uma atividade que nos fez refletir sobre a necessidade de regras no convívio social, e consequentemente no trânsito. Num campo gramado, Telmo iniciou um jogo que a priori seria futebol, mas de repente algumas regras passaram a ser mudadas, sem ninguém ser avisado; de repente ninguém mais seguia regras. Os professores passaram a utilizar as mãos e segurar os alunos. Ninguém entendia o porquê daquilo. Posteriormente na sala de aula, discutimos sobre as consequências de ter comportamentos como os do jogo, em que ninguém seguia um padrão de regras.

Na segunda parte da aula, pedalamos no Campus. Durante esse momento foram ensinadas as melhores maneiras para se ter uma pilotagem segura no trânsito.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - aula 4

Temas desenvolvidos na aula de hoje: característica dos diferentes ecossistemas, cicloturismo, volta no cerrado.

Hoje, no último dia da professora Loretha, a chuva deu uma trégua. Após a aula teórica, onde foram vistas as características dos diversos ecossistemas, pudemos sair para fazer uma considerável volta no cerrado da UFSCar.

Agradecemos à professora Loretha pelas aulas dadas a mais essa turma.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - aula 3

Temas desenvolvidos na aula de hoje: conhecimentos sobre a dinâmica ambiental de São Carlos, programas de proteção ambiental da cidade e técnicas de pilotagem de mountain bike.

Alunos junto com Ellen

Hoje foi o dia em que a Ellen, Bióloga do CONDEMA nos visitou para trabalhar questões relacionadas à educação ambiental e a expôr características dos ecossistemas presentes em nossa cidade. No início da aula foi feita uma gincana com um pega-pega adaptado onde os alunos, divididos em duas equipes, buscavam responder questões relacionadas à educação ambiental.

Atravessando a prancha

Na segunda parte da aula, a maior parte do tempo sob uma garoa fina, trabalhamos a parte técnica de pilotagem do mountain bike. Descemos e subimos barrancos, pulamos obstáculos, fizemos curvas fechadas e andamos sobre prancha estreita. Tudo isso proporciona um bom desenvolvimento da técnica de pilotagem, permitindo maior segurança e velocidade durante os trajetos.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - aula 2

Temas desenvolvidos na aula de hoje: noções sobre o conceito de meio ambiente, uso consciente dos recursos naturais, subida e descida de trilhas técnicas.


A professora Loretha levou aos alunos o conceito complexo de meio ambiente e através de vídeos didáticos levantou questões sobre a problemática ambiental.

Durante a pedalada andamos em single tracks no meio de pinheiros, descemos e subimos trilhas com raízes. Foi um dia muito divertido e produtivo, pois além das dificuldades normais impostas pelo terreno, havia também a água que caia do céu, pouca, mas tinha!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

E.E. Prof. Marivaldo Carlos Degan - Módulo: Meio Ambiente e Mountain Bike - aula 1

Temas desenvolvidos na aula hoje: noções sobre uso das marchas da bicicleta, ajuste das bicicletas para os tamanhos de cada aluno, pedalada no bosque.


No primeiro dia dessa nova turma, foi ensinada a maneira correta de usar as marchas. As bicicletas que foram usadas pela turma anterior tiveram a altura de seus bancos ajustadas para os novos alunos. Depois desses ajustes fomos pedalar no bosque ao lado do lago, onde os alunos tiveram contato com um ambiente diferente do que estão acostumados a usar.

sábado, 1 de outubro de 2011

Semana de Avaliação

Após o término das aulas que duram 4 semanas com cada turma, durante uma semana avaliamos e relatamos as atividades realizadas, os conteúdos passados, a frequência dos alunos, entre outros itens, e assim buscamos aperfeiçoar o curso. Sendo assim, do dia 03 ao dia 07 de outubro as atividades do Projeto Pedal Consciente acontecerão no âmbito da coordenação, não havendo aulas. O relatório do curso realizado com a turma da E.E. Attília Prado Margarido estará disponível na seção Relatório das Atividades deste blog junto com os relatórios das escolas atendidas anteriormente.

No dia 10 próximo, segunda-feira, uma nova turma iniciará o projeto. Dessa vez o curso receberá alunos da Escola Estadual Marivaldo Carlos Degan, situada no bairro Cidade Aracy II. Essa turma permanecerá no projeto até o dia 04 de novembroS.

Saudações ciclísticas da equipe do Projeto Pedal Consciente!