quinta-feira, 31 de maio de 2012

E.E. Antonio Militão de Lima - Módulo 3: Mecânica de Bicicletas e Montain Bike - aula 14


Temas desenvolvidos na aula de hoje: Alinhamento de aros, regulagem de freio a disco e conserto de pneu na prática.


O alinhamento de aro é um pouco mais detalhado do que outras questões mecânicas na bike. Na maioria das vezes os problemas de aro estão relacionados com os raios e nipes. Os nipes fazem os raios se fixarem no aro e centraliza a roda no quadro. Após o uso as rodas tendem a afrouxar e uma vez solta a gente perde energia ao pedalar.
Nossos alunos mesmo puderam ajustar rodas por não estarem "guarda-chuvadas", ou seja, na roda traseira nós temos a catraca, que precisa de um espaço maior pra trabalhar tranquilamente - e daí o termo "guarda-chuva": olhando de trás a gente vê o lado da catraca menos aberto que o outro lado.






E por coincidência foi descoberto um problema no freio à disco que serviu de exemplo para mostrar a regulagem (que é um pouco diferente dos outros freios).




Já no final da aula nossos alunos tiveram que lembrar e usar os conhecimentos obtidos na aula de terça - que era remendo - e as meninas terminaram a montagem.




Hoje no serrado nós treinamos no single do Massinha - em que acontecerá a nossa corrida no último dia de projeto. :) Na volta, paramos para tirar uma foto.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

E.E. Antonio Militão de Lima - Módulo 3: Mecânica de Bicicletas e Montain Bike - aula 13


Temas desenvolvidos na aula de hoje: Câmbio e Freio. Single track.


Hoje a gente vai falar sobre duas coisas importantes, que são: freios e câmbio. Sempre lembrar da manutenção que falamos ontem! Isso quer dizer que, sempre que chegarmos do rolê, devemos limpar a bike.
O alinhamento da sapata de freio no aro deve ser bem centralizada porque a sapata tende a abrir e ao encostar no aro de chapa pode causar ressonância, aquele barulho típico ao frear. Quando a sapata fica um pouco inclinada, entrando em contato com o aro somente a parte da frente, o barulho não acontece; já a parte de trás só chega a encostar no aro quando o freio é mais apertado. É uma distância minima e esta recebe o nome de cambagem.


A outra regulagem possível são as molas. Tanto no "V" brake quanto no cantilever são usadas molas, por isso devemos regular o centro nos parafusos nas laterais. Já nos manetes existe um esticador de cabos que permite um ajuste fino. 


Agora os câmbios, dianteiro e traseiro: a frente só possui três mudanças enquanto atrás podem ocorrer de 6 a 9 mudanças, formando até 28 marchas. Da mesma forma, a manutenção é o mais importante. Em se tratando de regulagem existem várias formas de se fazer uma.



Os parafusos limitadores são os que corrigem os câmbios, tanto na frente como atrás. Eles movimentam e tencionam os cabos para corrigir movimentos.
A melhor forma de se conseguir isso é também trabalhando com a bike bem posicionada, sendo sempre amparada por um suporte na parede ou um cavalete. Com a bike suspensa você consegue pedalar com as mãos e regular ao mesmo tempo.
E.E. Antonio Militão de Lima - Módulo 3: Mecânica de Bicicletas e Montain Bike - aula 12.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Manutenção em correntes e single track.


A corrente é a parte de maior desgaste da bike por percorrer diversos tipos de terrenos, por isso nossos alunos tiveram uma atenção especial do professor André de como mante-la limpa e lubrificagem. Antes de qualquer coisa devemos limpar sempre que chegarmos do rolê, com um pano seco e escovinha tirar toda sujeira e resíduos de areia que possa haver, nunca lavar com água corrente ou outro produto que possa corroe-la, e então só depois lubrica-la. Essa lubrificagem deve ser fieta de gomo em gomo nos eixos de cada um, gota a gotas.






Após a aula das correntes o professor André ensinou como se conserta um pneu e qualquer lugar que estivermos, basta levar sempre consigo um kit remendo com bomba, remendo lixa e cola.





segunda-feira, 28 de maio de 2012

E.E. Antonio Militão de Lima - Módulo 3: Mecânica de Bicicletas e Montain Bike - aula 11.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Mecânica básica de bicicletas e MTB.


Hoje iniciamos a semana de mecânica com o professor André Burin, onde trocamos conhecimento em peças e acessórios.
Conhecemos a nomenclatura da bicicleta, quando o professor apontava uma peça os alunos tinham que responder o nome.
Também fomos alertados sobre o básico na hora da compra da bicicleta, de nunca adquirir uma bike no supermercado, essas bicicletas são de péssima qualidade, não possuem atributos para que possam evoluir além do material usado ser de má qualidade.



Após a aula teórica fomos ao serrado exercitar subida e descida, hoje em particular o piso estava escorregadio mesmo assim nossos alunos puderam conhecer mais um trecho do em meio a mata e passamos rapidamente no tablado com direito a aula de equilíbrio e força.

Enquanto uns precisam de um empurrãozinho outros estão se destacando em diversos terrenos.



Eles se esforçam o máximo que podem, até que chega uma hora que vai, as subidas bem sucedidas dependem de marcha certa, velocidade de chegada no início da rampa e principalmente na escolha do melhor caminho, isso chama se leitura de terreno, o olhar do ciclista deve se deter ao que vem a frente de acordo com a velocidade da bike, daí a tomada de decisão e escolha do trilho, ou seja escolher o melhor caminho a ser subido. 


Mais aliviados do esforço, um momento de descontração na hora da foto junto ao professor André.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

E.E. Antonio Militão de Lima - Módulo 2: Mobilidade Urbana e Montain Bike - aula 10.
Temas desenvolvidos na aula de hoje:  Placas de Sinalização, mobilidade e leis.

 As placa vermelhas e brancas indicam condições, proibições e restrições, urbanas e rurais. São ela as de PARE, ou de proibido parar e estacionar, entre outras.





As placas de cor azul, verde e branco que são de identificação e orientação.



As placas amarelas e pretas que são de advertência.






 E as placas marrom e brancas, atrativas e turísticas
 



Ao perguntarmos  a nossos aluno o que eles aprenderam  neste modulo, sobre mobilidade, segurança e leis, a resposta foi que aprenderam a andar no asfalto, a como sinalizar com segurança, sempre devemos estar atentos ao trânsito, para não provocar acidentes, sempre devemos estar com equipamentos de segurança como capacete, luvas e óculos. Respeitando sempre as leis de trânsito, para não nos machucarmos.

 


















































































Outra resposta dada pelos alunos foi que aprenderam como se locomover na cidade, aprenderam as leis de trânsito como por exemplo: respeitar a placa de pare a sinalizar com os braços para que lado vamos virar, a usar roupas apropriadas para não causar acidentes.









quinta-feira, 24 de maio de 2012

E.E. Antonio Militão de Lima - Módulo 2: Mobilidade Urbana e Montain Bike - aula 09.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Dicas de um pedal seguro e exercícios de sinalizações.


Hoje a aula da prof. Adriana foi muito útil no sentido de alertar os alunos a pequenas coisas as vezes não percebemos como por exemplo a cor da roupa que vestimos, estar sempre de cores claras de fácil visualização ou coletes sinalizadores diurnos e noturnos com faixas refletivas. O uso dos equipamentos de segurança que incluem sempre o capacete, luvas se possível coletes. Devemos abusar de todos os nossos sentido, principalmente a adição que em uma emergência grite se necessário, para isso use buzina na bike.




Ao andar no transito devemos manter uma distancia segura da guia, meio fio, não andarmo muito próximo e nuca sobre a calçada, faça ser visto sempre!
Devemos estar atento com os cruzamentos e sempre trocarmos os olhares com os motoristas para saber qual atitude tomar.




O uso de óculos transparentes como fator de proteção contra insetos, os amarelos para uso a noite e óculos escuros em dias muito claro. 
E nunca pendurar objetos na bike que possam causar acidentes.


Além de tudo encontramos a equipe de ciclismo na hora de sairmos a tempo de fazer uma foto com todos, Projeto Pedal Consciente e Equipe de Ciclismo juntos.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

E.E. Antonio Militão de Lima - Módulo 2: Mobilidade Urbana e Montain Bike - aula 08.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Código de Trânsito Brasileiro e MTB na cidade.



Nossa aula de hoje foi sobre as leis de trânsito, de como devemos nos comportar diante dos veículos maiores e menores que o nosso, devemos sempre respeitar do menor para o maior, em primeiro os pedestre depois a bicicleta, moto, carroça,  carros, vans, caminhonetes e assim por diante.

O ciclista que desobedecer as leis de trânsito pode ser multado e ter a bicicleta apreendida, as vezes a gente acha que não tem ninguém vendo, mas, não é assim que devemos pensar. Devemos agir conforme veículos que somos, iguais a outro qualquer independente do porte.


A mobilidade urbana se refere a toda forma de transitar com sua bike, andar em fila faz com que um grande grupo de ciclistas esteja mais seguro ao se deslocar em via publica. Normalmente a gente sai pra andar de bike em menor numero aí podemos andar de dois em dois.



terça-feira, 22 de maio de 2012


E.E. Antonio Militão de Lima - Módulo 2: Mobilidade Urbana e Montain Bike - aula 07.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Respeitar para ser respeitado. As bicicletas e outros meios de transportes.




Será que é viável a bicicleta como meio de transporte. Sim, até 5 km, isso significa que cidades de médio porte, acima de 200 mil habitantes, enfrentam problemas comuns de trafego.
O que foi feito em outras cidades para melhorar o transito. Na Europa se perde 40 milhões de euros em congestionamentos, combustíveis e tempo. Cidade como Londres na Inglaterra contam com políticas de transporte publico de resultados, desafogando os grandes centros, com taxas de até 8 libras, perto de 30 reais, para circular no centro com seu carro próprio das 7h as 18h. Como resultado teve a diminuição em 20% a emissão de gás carbônico, redução de 21% em carros circulantes no centro e 43% de aumento no uso de bicicletas.


Essas estatísticas foram passadas pela prof. Adriana para mostrar ao nossos alunos que medidas devem ser tomadas para melhorarmos o transito em qualidade do ar, números de veículos, congestionamentos e principalmente como nos dias de hoje onde a prefeitura municipal está pavimentando as principais vias de nossa cidade, os carros não conseguem desenvolver velocidade mais que 10km, isso quando não estão totalmente parados.



Em campo nós vimos que se deve respeitar para ter respeitado, isso significa respeitar as leis de trânsito, a distância e sinalizações. A mobilidade urbana só é adquirida no exercício cotidiano, na prática de todos os dias com o uso da bicicleta em forma de meio de transporte. Aqui nossos alunos recendo instruçõe da prof Adriana com o tema de sinalização com os braços, direto e esquerdo, com o giro de pescoço sem se desequilibrar.

segunda-feira, 21 de maio de 2012


E.E. Antonio Militão de Lima - Módulo 2: Mobilidade Urbana e Montain Bike - aula 06
Temas desenvolvidos na aula de hoje: O que é mobilidade urbana e o que podemos fazer para melhorar.


Quando uma bike oferece mobilidade ( possibilidade de mover-se) à população, ela oferece condições necessárias para as pessoas se deslocarem nas cidades. Cidades grandes como São Paulo necessitam diversas formas de locomover como por exemplo: trens, ônibus, metrô, trólebus, carros, motos e bicicletas, assim as pessoas podem se movimentar com toda eficiência.

Embora São Paulo tenha um grande numero de congestionamento diário, esforços de diminuição, como rodizio de veículos ou a proibição de circular carros comuns no centro esplandido, não tem adiantado muito, talvez a solução esteja no incentivo do uso das bicicletas? Quem sabe?



Hoje nossos alunos foram incentivados a andar junto ao trânsito, onde boas idéias faram dadas em sala de aula no comando da professora de mobilidade urbana. A prof. Adriana questionou os alunos no sentido do que poderia ser feito na cidade de São Carlos para melhorar o trânsito, boas respostas foram obtidas: um plano de ampla ação para o uso da bike como meio de trasporte, lazer e esporte; melhorias e menor custo de passagens coletivos; campanhas de conscientização do uso de bicicletas e incentivo fiscal à aquisição de bicicletas.





sexta-feira, 18 de maio de 2012

E.E. Antonio Militão de Lima - Módulo 1: Meio Ambiente e Montain Bike - aula 05

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Bingo sobre problemas ambientais e descidas fortes.



Hoje tivemos o bingo como forma de relembrarmos a semana do meio ambiente, esse bingo tem um formato diferente por não usar números e sim palavras relacionadas ao tema. Problemas ambientais são todos interligados como aquecimento global, efeito estufa e derretimentos das geleiras. E proposto pela professora Paula a discussão de que podemos fazer em nosso dia a dia pra minimizar esses efeitos: reaproveitamento de sacolinhas plasticas pra fazer ecobags, usar dois lados dos papeis em forma de bloquinhos, economizar água entre outros.


Já parte pratica fomos a mata da represa exercitar as descidas mais difíceis onde superamos sem maior dificuldade, as descidas fortes exigem equilíbrio e tecnica, ao descer é preciso prostrar o corpo para traz de forma dividir o peso e não se desequilibrar.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

E.E. Antonio Militão de Lima - Modulo 1: Meio Ambiente e Montain Bike. aula 04.

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Tour da reciclagem

O dia de hoje foi diferente: nossos alunos conheceram as formas de reciclagem de diferentes tipos de materiais. O ponto de encontro foi o COMDEMA, sob orientação da bióloga Helen que nos orientou durante todo o dia.

A primeira parada foi na ProHab, lugar em que a prefeitura produz vários tipos de materiais para construção civil provenientes da reciclagem, de produtos (entulho) trazidos por caçambas de toda a cidade.

Além de reciclar um material que antes ia para o lixo eles produzem pisos e pavimentos de diversas formas.


Depois da ProHab nós fomos à horta municipal conhecer a forma orgânica de se cultivar hortaliças, com o Fábio que nos orientou em todos os detalhes - desde não usar agrotóxicos até produzir sua própria compostagem.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

E.E. Antonio Militão de Lima - Modulo 1: Meio Ambiente e Montain Bike - aula 03




Temas desenvolvidos na aula de hoje: Tecnologias relacionadas ao meio ambiente.


Quando nos referimos às tecnologias de bicicletas estamos pensando em minimizar os efeitos da vida moderna  no meio ambiente, como por exemplo o efeito estufa - em que andar de bike é o mesmo que deixar o carro em casa, ou então carregar e bateria do seu celular ao andar de bicicleta (deixando de utilizar a energia elétrica em casa).



Você tem alguma idéia sustentável? Idéias  boas podem mudar nossos hábitos! Existem bikes de todos os tipos neste sentido, como as bikes com placas solares, bikes dobráveis, bikes que usam dínamos pra gerar energia... As bicicletas diminuem os espaços no trânsito e não emitem gases. É nosso papel economizar energia, poluir menos, reutilizar e reciclar, como no caso das camisetas feitas de garrafa pet. Pense nisso!


Em campo aprendemos sobre curvas: como devemos entrar e sair em curvas fechadas, escorregadias e rápidas. Nossos alunos conheceram hoje a trilha em torno da represa da UFScar. O terreno estava liso e a dificuldade aumentou, por isso tivemos um acidente de percurso, em que alguns alunos escorregaram ao passar pelo barro.
Hoje foi o ultimo dia da professora Camila, que se despediu com saudades de todos desjando boa sorte no projeto.



terça-feira, 15 de maio de 2012

E.E. Antonio Militão de Lima - Modulo 1: Meio Ambiente e Montain Bike - aula 02

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Ecossistemas, trilhas em diferentes lugares no Brasil e mudanças de marcha na subida e descida

Nosso país tem diversos ecossistemas, também chamados de biomas.

São sete ao todo: Amazônia, Costeira, Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Campos Sulinos. Os ecossistemas se dividem em duas comunidades: terrestres e aquáticas.

A professora Camila Cultri nos ensinou que devemos nos adequar sempre ao ambiente quando sairmos para pedalar, climas diferentes e terrenos diversos, como por exemplo o nosso cerrado, que tem a mata baixa, solo árido e a poeira sempre presente.






Já em outros terrenos como a Caatinga temos as pedras soltas em nosso caminho, além do clima seco intenso.

Ao final da aula teórica recapitulamos os assuntos de ontem em forma de palavras cruzadas e a participação dos alunos foi efetiva.

O exercício predominante de hoje foi as mudanças de marcha em subidas e descidas leves, sempre em fila, para que os alunos controlem bem os freios e respeitem a individualidade de cada um. O fato de estarmos em grande número de pessoas faz aumentar a atenção, com isso o aumento da dirigibilidade. 

 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

E.E. Antonio Militão de Lima - Modulo 1: Meio Ambiente e Montain Bike - Aula 01.

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Preservação do meio ambiente, uso consciente da água e cuidados com a fauna no cerrado

Bem vindos a mais um primeiro dia de projeto Pedal Consciente! Nossa previsão do tempo para hoje é de chuva o dia todo, então vamos aproveitar da melhor maneira possível. Num dia como esse precisamos de muita prática com a bike para que seja uma volta mais segura e divertida, portanto deixamos para andar somente por perto.

A MTB está vinculada ao meio ambiente entre matas, colinas, rios e riachos que devem ser preservados assim como todas os passeios que percorremos, como praias e demais pontos turísticos que frequentamos. Refiro-me ao lixo que podemos deixar ou produzir nessas regiões. Só assim a natureza consegue fazer seu papel e purificar o ambiente, utilizando o ar ou a água em qualquer estado em que ela se encontre: líquida, sólida ou gasosa.

Por isso o uso consciente da água. Não deixe torneiras abertas na hora de escovar os dentes ou fazer a barba, não use a mangueira do jardim aberta o tempo todo ao lavar o carro, calçada a casa, tome banho rápido.

 A segunda parte da aula trouxe um alerta para se tomar cuidado com os animais peçonhentos!!! Ao fazer trilhas pelas matas é necessário tomar cuidado com aranhas, cobras, escorpiões, carrapatos, abelhas e outros insetos!! Eles podem ser assustadores, mas se você se desesperar o efeito pode ser pior. Então, seja cauteloso e olhe bem onde você apoia sua bike e a trilha no chão. Exemplos de primeiros socorros foram apresentados como, por exemplo, as orientações básicas de levar a vítima imediatamente para um serviço de saúde mais próximo. A pessoa deverá tomar o soro específico - que é gratuito e distribuído pelo Ministério da Saúde.

Já no MTB o dia foi de regulagem de bikes e capacetes e um pouco de prática em câmbio dianteiro.

A movimentação em circulo dá aos alunos maior facilidade de trocar marcha e não perder o caminho.

Por fim, estávamos aquecidos e satisfeitos de andar sem chuva.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 3: Mecânica básica de bicicletas e BMX - aula 15 [ dia 27 de Abril de 2012]

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Como centralizar as rodas

As MTB são bicicletas que encontram com muitos obstáculos, por isso tendem a entortar muito os aros. Hoje nós aprendemos como centralizar o aro com apenas uma ferramenta e utilizando a própria bike como suporte.

Centralizar aro não é uma tarefa fácil! As aulas do professor André deixaram, instruções eficazes para algo simples de se realizar - e que, mesmo assim, muita gente não consegue fazer. Ele conseguiu simplificar para nossos alunos a forma como os raios se movimentam, como eles puxam o aro e para que lado se deve apertá-los ou soltá-los, conforme necessário.


Com as rodas devidamente alinhadas os alunos encontraram mais facilidade para conduzir a bike em meio as trilhas, eucaliptos e cerrado.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 4: Ciclismo, esporte e saúde - aula19

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Entrega da premiação e trato na bike.

Ontem a gente conheceu o campeão da corrida no cerrado e hoje os premiamos com as medalhas de ouro, prata e bronze.
Guilherme, Jair e Gabriel, respectivamente, foram os vencedores depois de sete voltas de 1000m, num total de 45min.



Cuidar da bike também é nosso compromisso! Não devemos usar muita água e nem usar jatos d'água, para que a lubrificação não seja comprometida. Depois da escovada a seco a gente passa um paninho úmido para tirar a sujeira, aproveitando para lubrificar a corrente e regular os freios, deixando tudo do mesmo jeito que a gente achou no início do mês.
Aí sim, testamos e curtimos o último dia brincando de empinar e correr ao lado da bike.