sábado, 29 de setembro de 2012

EEPSG Esterina Placo - MÓDULO 3: Meio Ambiente - AULA 10.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Bingo Pedal.


Esse Bingo é muito criativo e interativo, ele faz o assunto do Meio Ambiente permanecer na cabecinha dos garotos até o ultimo dia da semana do Meio Ambiente. Parabéns professora Paula.

Aqui você pode constatar a diferença da área da cobertura do gelo antes e depois, em 1953 e 2009. Será que esse aquecimento vai continuar por muito tempo...


Os efeitos do desmatamento podem ser variados desde a forma que se desmata até o que não pode voltar a viver no local novamente. O solo fica totalmente pobre, em todos os sentidos.



Foi dado início no nosso bingo, com muita atenção eles vão colocando semente após semente, conforme vão saindo as palavras constantes.



Vista aproximada da cartela do bingo.


Trilha do Massinha para mais um dia de treino.


Esse single track é bem técnico, do tipo zigzag.





sexta-feira, 28 de setembro de 2012

EEPSG Esterina Placo - MÓDULO 3: Meio Ambiente - AULA 10.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Tour do lixo.
Hoje visitamos o CONDEMA para o nosso tradicional tour da reciclagem, onde aprendemos sobre REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR.


Fomos de onibus e quando se trata de balanças e as vezes chacoalhar os garotos preferem sentar no fundo para se divertirem mais.


Primeira parada foi na ProHab, aí está a máquina que tritura o entulho e o transforma em material novo para construção civil.


Já aqui é uma montanha de todo tipo de lixo que vem junto com as caçambas de forma errada e atrapalha o trabalho, portanto se você precisar de um lixo no utilize uma caçamba, elas são somente para entulho, restos de construções.


Essa é uma máquina que faz os bloquetes, aqueles que a gente encontra nas praças da cidade, a massa é preparada um pouco antes e despejada na prensa ou forma e sai para secar sobre pequenos paletes.


Assim. Veja como eles são dispostos para secar e vendidos a baixos custo, é só procurar a prefeitura para comprar.


Por fim fomos a Horta municipal, totalmente orgânica que fornece legumes e verduras as creches e departamentos municipais.


Com orientação do Fábio que gentilmente nos recebeu, sempre muito didático e paciente, nos mostrou as cultura da época. Cada vez que visitamos a horta ela está diferente, com hortaliças novas.


Veja que maravilha, o cuidado e o capricho com as verduras.


Até nosso motorista adorou a visita e nos acompanhou. Aqui um canteiro de beterrabas 100% orgânicas.


Veja mais de perto o tamanho desse legume que ganhamos de presente.


Aqui um canteiro de morangos, feito como experiência, Fábio nos disse que a produção de morangos orgânicos requer muitos cuidados, porém, essa é uma época que ele vai muito bem por gostar do clima frio.


Por fim fomos conhecer o ecoponto do Ipanema, os ecopontos são locais onde podemos descartar resíduos de pequenas quantidades como: entulho, capim, borrachas, reciclados até mesmo móveis que estão em mal estado de conservação.

As caçambas são par uso exclusivo do entulho.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

EEPSG Esterina Placo - MÓDULO 3: Meio Ambiente - AULA 10.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Problemas e Soluções para o meio ambiente.

 Estamos todos no mesmo lugar, chamado PLANETA TERRA, então a partir de hoje vamos prestar mais atenção no que vamos descartar, no que vamos jogar na lata do lixo.


Isso também serve para todos os tipos de materiais, aqui no caso os pneus formaram uma montanha no fundo do mar, a decomposição desse material é muito demorada, por isso foi possível tirar a foto, ja faz tempo que eles estão aí e vão ficar por muito mais tempo.


Soluções com essa na China são muito bem vindas a fim de não poluir o meio ambiente.






terça-feira, 25 de setembro de 2012

EEPSG Esterina Placo - MÓDULO 3: Meio Ambiente - AULA 10.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Ecossistema Cerrado.

Andar em meio a natureza requer alguns cuidados, andar sempre com os equipamentos de segurança apropriados. Hoje falamos sobre o Cerrado, um ecossistema com muitas diversidades em vidas, tanto vegetais como animais. Nas trilhas devemos ter muito cuidado com plantas perigosas, como por exemplo: as de espinhos que ao passarmos muito perto podemos nos arranhar, ou galhos e cascas de árvores pontiagudos que pode nos ferir, não só se preocupar com o ciclista, mas também, com a vegetação, para preserva la, nunca deixe a bike sobre a vegetação.


Novamente com o tempo chuvoso fomos aos arredores da represa onde tivemos que parar um pouquinho e esperar a chuva passar.


Mesmo assim, não faltaram trilhas para ser exploradas.


Até que uma árvore frutífera, carregadinha de amoras, apareceu em nosso caminho e não pudemos resistir, abandonamos as bikes e avançamos nos galhos bem próximos do chão.

Se soubermos preservar a natureza sempre teremos a sobrevivência!


Por fim desfrutamos de tudo que encontramos a nossa frente.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

EEPSG Esterina Placo - MÓDULO 3: Meio Ambiente - AULA 9.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: MTB e Meio Ambiente.

Hoje demos início a semana de Meio Ambiente com a Professora Camila, infelizmente o tempo não ajudou e tivemos muitas faltas. Somente três alunos compareceram, e prosseguimos normalmente a aula teórica. Quando eu digo que o tempo não ajudou, me refiro as condições para andarmos de bike, caiam muitos raios e o piso nas trilhas estava intransitável, o risco de acidentes estava grande.
                                  Meio Ambiente & Mountain Bike
 

Quando andamos de MTB em meio a natureza estamos nos tornando parte dela, temos que nos adequar a ela, interagimos com todos os componentes, desde o solo por onde rola os pneus até o céu sobre nossas cabeças, temos que respeitar e ao mesmo tempo tirar proveito sem agredi la.





quinta-feira, 20 de setembro de 2012

EEPSG Esterina Placo - MÓDULO 2: Mobilidade Urbana - AULA 8.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Segurança  no trânsito


O tema de hoje é muito importante, segurança é sinonimo de longevidade, por isso quando corremos mais rápido que a velocidade de nossas pernas, corremos risco de vida. A velocidade deve ser consciente, deve ser classificada como risco seguro, onde há o risco de vida, porém equipados, pode ser que você se acidente, mas, não vai se machucar.















quarta-feira, 19 de setembro de 2012

EEPSG Esterina Placo - MÓDULO 2: Mobilidade Urbana - AULA 7.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Leis de Trânsito.

Hoje aprendemos sobre as leis de trânsito e para que elas servem, devemos respeitar para termos respeito. Várias leis são aplicadas diariamente como as de preferenciais ou as de sinais visuais, os semáforos ou até mesmo as contra - mãos que são muitas vezes infringida por ciclistas que pensam estar adiantando o caminho, mas, muitas vezes acabam nem chegando.



 Em trânsito exercitamos as rotatórias, que são bem complicadas de atravessar, é necessário sinalizar corretamente e prestar muita atenção de olhos e ouvidos bem abertos.

 

 Quando estamos em maior número, podemos até usar todo espaço das ruas, porém quando estamos só devemos nos manter a direita para maior segurança.




 Devemos respeitar as distâncias tanto quando estamos de carro ou de bicicleta, isso inclui as dos pedestres que nunca devemos trafegar sobre as calçadas.


 Já em campo, onde a montaim bike se destaca, fomos ao cerrado especialmente onde vamos competir na última semana, os garotos ainda não conheciam o lugar, chamado de single do Massinha.











terça-feira, 18 de setembro de 2012

EEPSG Esterina Placo - MÓDULO 2: Mobilidade Urbana - AULA 6.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Meios de transportes e seus tamanhos.
  
Sabemos que a melhor forma de nos locomover são com os veículos coletivos que além de transportar várias pessoas ao mesmo tempo ainda não ocupam espaço no final do trajeto por serem circulares.

 

 Se locomover de bicicleta pode sim ser uma opção muito atrante em vários pontos de vista, como por exemplo: da saúde, do meio ambiente, do tráfego.


 Hoje aprendemos com a professora Adriana que diversos meios de transportes, poderiam solucionar muitos problemas em nossa cidade, como o centro da cidade na hora de estacionar, não há mais vagas disponíveis e a zona azul cada vez mais expandida e cara. Em algumas cidades na Europa os centros só circulam bicicletas, motos, taxis e coletivos, com isso houve melhora de até 30% no fluxo.


 Em prática fomos as ruas num daqueles dias de muito calor e ar seco, mais uma vez nossas águas se esgotaram antes do tempo previsto, mesmo assim os garotos se divertiram muito, fizemos exercícios de  movimentação em grupo de 2 em 2 e 3 em 3, a proximidade dos guidons faz aumentar a atenção do ciclista e serve para melhorar a locomoção entre os carros na rua.


 Hoje em especial fomos pela primeira vez ao cerrado andar em um single track, uma trilha única fechada que requer muita habilidade do ciclista.


 Essa trilha só tem 500m, mas, é de nível técnico bem elevado, o chão estava muito escorregadio e a mata fechada, por isso só demos três voltas e retornamos ao ginasinho.




segunda-feira, 17 de setembro de 2012

EEPSG Esterina Placo - MÓDULO 2: Mobilidade Urbana - AULA 6.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Mobilidade urbana? - O que é isso?

Existem várias formas de se locomover nas Cidades, uma delas é de longe a mais economica, ecológica e inteligente, se você não precisar levar ninguém ou pouca carga.


 Isso mesmo, a bike é um excelente meio de transporte, de pessoas e bagagens de pequeno porte, em até 5km de distância. Essa distância é estatisticamente provada que a BIKE É O MEIO DE TRANSPORTE MAIS EFICAZ.
Essa semana veremos como se locomover de bike da forma mais segura, respeitando e se comportando da melhor maneira possível NAS RUAS.


 Para andar no asfalto em grupo é preciso estar um atrás do outro, afim de não ocupar muito espaço no meio da  rua. De acordo com nosso comportamento ao dirigir uma bicicleta é que vamos nos proteger de veículos maiores.


Na hora da foto é impossível se conter!



 Terminamos a semana passada com subidas e descidas, e assim vamos começar essa semana, só que agora descida difícil! E subidas escorregadias.

 

 É sempre uma sensação a mais passar um obstáculo maior, veja a alegria do garoto ao conseguir chegar até o final.


 No caso da descida o medo deve ser encarado de frente, sem problemas quando o corpo bem prostrado, as duas mãos atentas aos freios e os olhos bem abertos um pouco mais a frente para a escolha do melhor caminho.


 Cada um escolhe o melhor lugar para descer, tendo em vista que o areião os esperam no final, para aumentar o nível de dificuldade.


 Enfim, mais uma barreira, além do ar extremamente seco e quente, conseguimos curtir mais um dia de novas práticas.