Assuntos abordados na aula de hoje: reciclagem, lixo, estocagem de lixo, lixão, aterro sanitário, alimentos, descida de barrancos, subida de barrancos,
A aula de hoje abordou o tema geral LIXO, indicando os prejuízos ao meio ambiente advindos com o despejo inadequado de lixo em terrenos abertos. Foi discutido também o papel dos aterros sanitários, que atenuam os danos ao meio ambiente causados pelo lixo produzido nas cidades.
Pensando na cadeia produtiva dos alimentos, vimos também que há um grande desperdício. Há pessoas que acabam comendo pior do que muitas criações de animais porque não existe racionalização da produção ou foco do poder público na distribuição de terra para o cultivo de bens alimentícios.
Hoje acabamos de ajustar as bicicletas para pedalar. Ontem não pudemos ajustar tudo porque isso tomaria muito tempo e não conseguiríamos pedalar. Tenho contado com o Warley para realizar alguns reparos. Warley é proprietário e mecânico de uma bicicletaria no bairro Cidade Aracy.
Hoje tivemos mais de uma hora e meia para pedalar, e utilizamos esse tempo para o aprendizado de descidas e subidas de barrancos. A técnica para descer - em que o corpo é projetado para trás e a utilização do freio dianteiro é deixada de lado, foi discutida e após isso partimos para a prática.
Também foi explicada e praticada a subida de barrancos.
Pela trilha que margeia o lago da UFSCar, fomos em direção ao Cerrado. Por lá andamos em subidas e descidas. Passamos por trechos com buracos, nos quais foi mostrado que andar com os braços flexionados é mais interessante do que andar com eles extendidos. Os braços extendidos não permitem absorver impactos como quando estamos com os braços flexionados.
Num momento de reflexão dentro do Cerrado, vimos o "tamanho" do silêncio que há naquele bosque. Ouvimos pássaros e o crepitar das folhas dos eucalíptus: nossa sala de aula se fez silenciosa por si mesma e assim o silêncio abrandou as almas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário