Temas desenvolvidos na aula de hoje: ocupação do espaço por diferentes modos de transporte, perícia para andar de bicicleta no trânsito tendo em vista as regras de trânsito.
Andar de bicicleta no trânsito requer não só habilidade, mas também o conhecimento de regras implícitas e explícitas sobre como transitar nas ruas. Passar muito próximo às portas de uma fileira de carros estacionados, não está no código de trânsito, mas é sabido que isso é um grande risco ao ciclista, pois o motorista pode abrir a porta e bater de frente com a porta. Uma regra explícita que se for quebrada compromete o ciclista e todos os outros atores do trânsito, é andar na mão correta. Ir na contra-mão de bicicleta pode ser um grande risco aos ciclista, principalmente em esquinas nas quais o motorista vem de uma rua perpendicular em relação ao ciclista. Nessa situação, quem está no carro não espera que haja alguém vindo na direção contrária ao fluxo. Hoje refletimos e vimos na realidade como poderia ser situações como as descritas.
Continuando o tema da aula passada sobre o uso do espaço urbano pelos modos de transporte, visitamos um bicicletário para saber quantos metros aproximadamente são necessários para estacionar 20 bicicletas. Também vimos o espaço que ocupam 20 carros e um ônibus. No final vimos que 20 carros ocupam dezenas de vezes mais do que um bicicletário e que carregam muitas vezes apenas uma pessoas cada. O ônibus, apesar de ser muito maior que o bicicletário, leva muita gente.
Terminamos o dia com um programa cultural diferente. Visitamos a Biblioteca Comunitária da UFSCar. Nela os alunos do projeto puderam conhecer coleções de autores clássicos e desfrutar do canto do gibi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário