quarta-feira, 30 de maio de 2012

E.E. Antonio Militão de Lima - Módulo 3: Mecânica de Bicicletas e Montain Bike - aula 13


Temas desenvolvidos na aula de hoje: Câmbio e Freio. Single track.


Hoje a gente vai falar sobre duas coisas importantes, que são: freios e câmbio. Sempre lembrar da manutenção que falamos ontem! Isso quer dizer que, sempre que chegarmos do rolê, devemos limpar a bike.
O alinhamento da sapata de freio no aro deve ser bem centralizada porque a sapata tende a abrir e ao encostar no aro de chapa pode causar ressonância, aquele barulho típico ao frear. Quando a sapata fica um pouco inclinada, entrando em contato com o aro somente a parte da frente, o barulho não acontece; já a parte de trás só chega a encostar no aro quando o freio é mais apertado. É uma distância minima e esta recebe o nome de cambagem.


A outra regulagem possível são as molas. Tanto no "V" brake quanto no cantilever são usadas molas, por isso devemos regular o centro nos parafusos nas laterais. Já nos manetes existe um esticador de cabos que permite um ajuste fino. 


Agora os câmbios, dianteiro e traseiro: a frente só possui três mudanças enquanto atrás podem ocorrer de 6 a 9 mudanças, formando até 28 marchas. Da mesma forma, a manutenção é o mais importante. Em se tratando de regulagem existem várias formas de se fazer uma.



Os parafusos limitadores são os que corrigem os câmbios, tanto na frente como atrás. Eles movimentam e tencionam os cabos para corrigir movimentos.
A melhor forma de se conseguir isso é também trabalhando com a bike bem posicionada, sendo sempre amparada por um suporte na parede ou um cavalete. Com a bike suspensa você consegue pedalar com as mãos e regular ao mesmo tempo.

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