Temas desenvolvidos na aula de hoje: Câmbio e Freio. Single track.
Hoje a gente vai falar sobre duas coisas importantes, que são: freios e câmbio. Sempre lembrar da manutenção que falamos ontem! Isso quer dizer que, sempre que chegarmos do rolê, devemos limpar a bike.
O alinhamento da sapata de freio no aro deve ser bem centralizada porque a sapata tende a abrir e ao encostar no aro de chapa pode causar ressonância, aquele barulho típico ao frear. Quando a sapata fica um pouco inclinada, entrando em contato com o aro somente a parte da frente, o barulho não acontece; já a parte de trás só chega a encostar no aro quando o freio é mais apertado. É uma distância minima e esta recebe o nome de cambagem.
A outra regulagem possível são as molas. Tanto no "V" brake quanto no cantilever são usadas molas, por isso devemos regular o centro nos parafusos nas laterais. Já nos manetes existe um esticador de cabos que permite um ajuste fino.
Os parafusos limitadores são os que corrigem os câmbios, tanto na frente como atrás. Eles movimentam e tencionam os cabos para corrigir movimentos.
A melhor forma de se conseguir isso é também trabalhando com a bike bem posicionada, sendo sempre amparada por um suporte na parede ou um cavalete. Com a bike suspensa você consegue pedalar com as mãos e regular ao mesmo tempo.
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