Hoje iniciamos um novo módulo, o qual irá explorar o ciclismo como meio para a saúde e ciclismo como esporte profissional.
A introdução da aula foi uma breve reflexão sobre as funções do sistema circulatório, dos pulmões e dos músculos e a relação entre eles. Vimos que basicamente quanto mais nos esforçamos, mais sangue precisa passar pelo pulmão para ser oxigenado e ir para os músculos relacionados ao ciclismo, e que o coração é a bomba responsável pela capacidade de aumentar o fluxo de sangue que circula pelo corpo.
Abaixo estão alguns dos jovens do projeto medindo a sua frequência cardíaca através de métodos tradicionais. Anteriormente tínhamos feito uma atividade no rolo de treinamento em que o ciclista acompanhava sua frequência cardíaca através de um monitor cardíaco.
Foram verificadas as frequências cardíacas após dois momentos: subida em ritmo leve e subida em ritmo máximo. Depois da coleta dos resultados, fizemos uma discussão sobre o porquê da diferença entre o primeiro e o segundo momento.
Durante a prática específica de ciclismo, foi ensinada a técnica de revezamento em pelotão ou escalera. Foi incrível a rapidez com que os adolescentes aprenderam a revezar. Adultos levam muito mais tempo. A foto abaixo mostra o momento em que revezávamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário