Temas desenvolvidos na aula de hoje: Geometria dos quadros e single track fechado.
A geometria dos quadros é importante porque, como no cockpit do carro de corrida, a posição do atleta é de suma importância para o aumento de sua performance. A ergonomia é responsável pela postura do ciclista, isto é, quanto menor o desconforto melhor os resultados do atleta.
O desconforto pode ser tão grande que é até seguido de dores! Porém, elas não devem perdurar por mais de cinco dias na mesma região do corpo, que são conhecidas como dores crônicas que indicam má postura. Por isso o tamanho da bike é muito importante.
O posicionamento correto consiste em ficar com os braços neutros, sem inclinar muito o corpo para frente nem para trás e não apoiar demais o quadril com a altura do canote no selim muito alto. A regra básica é deixar sempre os ângulos de movimentação do corpo abertos, diminuindo assim atrito.
Outra dica boa de postura é que você consiga sair da bike pra trás sem tirar os pés do pedal na hora da descida. Esse movimento só é possível se a distância do guidão estiver boa.
Após a aula teórica nós fomos ao serrado no single fechado treinar mais habilidades para corrida da semana que vem. Entre curvas alternadas e piso escorregadio, conseguimos exercitar um pouco até o primeiro aluno cair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário