segunda-feira, 30 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 4: Ciclismo, esporte e saúde - aula16

Temas desenvolvidos na aula de hoje: O corpo humano durante o exercício físico.
Estamos na quarta semana e após termos visto meio ambiente, mobilidade urbana e mecânica, entramos no resultado inerente ao uso da bicicleta, ou seja, sempre estaremos saudáveis se usarmos bicicletas em nossas vidas.
Debatemos o tempo todo sobre como nosso corpo se transforma com a prática de exercícios na bicicleta.

Aprendemos que as mudanças fisiológicas são muitas e acontecem de diferentes formas. O formato dos músculos, o diâmetro dos vasos sanguíneos e várias outras coisas são mudanças que significam uma evolução em nossos corpos, mostrando a adaptação aos novos esforços, fazendo com que fique cada vez mais fácil a prática.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 3: Mecânica básica  e BMX- aula14

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Correntes, ajustes e lubrificação, BMX bob, jump e curvas.
Hoje nós aprendemos que as correntes têm uma certa flexibilidade, por isso devemos mantê-las sempre limpas, alinhadas e lubrificadas. Os alunos mesmos arrumaram suas correntes com uma simples limpeza usando uma escova de dentes de cerdas curtas usada; então professor André nos ensinou a forma mais eficiente de se lubrificar uma corrente.



Após a regulagem e a chuva ter ido embora nós fomos à prática dos exercícios do BMX como: bob, manual (Surf) e subir guias. Esses exercícios de outras modalidades, como os do bmx, aumentam as habilidades dos atletas.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 3: Mecânica básica de bicicletas e BMX - aula 13

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Mecânica de freios e curvas fechadas.


Hoje nós conhecemos os tipos de freios e diferentes formas de utilizá-los e os prós e contras de cada modelo. Os freios à ferradura, por exemplo, ainda é muito utilizado nas bikes de estrada [speed]; já os v-brakes nas MTB.


 

terça-feira, 24 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 2: Mecànica basica de bicicletas e BMX - aula 11

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Regulagem de câmbio e processo pedagógico do bob, BMX.

Hoje estendemos um pouco a aula teórica para regularmos todas as bikes.

Os alunos aprenderam que com o uso diário das bicicletas a marchas vão perdendo a precisão e deixam de trocar corretamente. O cruzar da corrente faz com que o desgaste das engrenagens aumente e desregule o câmbio.


Muito bem! Com todas as bikes em ordem a gente foi para o gramado atrás do ginasinho treinar o bob, ou seja, saltar com as duas rodas no chão sem rampa, depois atravessar a ponte estreita e saltar sobre obstáculo no chão.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 2: Mecànica basica de bicicletas e BMX - aula 11

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Consertos de pneus e Largada do Bicicross.

 Essa semana se inicia com a teoria de remendos a frio sob comando do Prof. André, que vai ministrar aulas de mecânica.

Os alunos aprenderam que devemos andar sempre com o kit de reparos para pneus e uma bomba. De forma simples e rápida, e em qualquer lugar, eles podem consertar o pneu.

Após a sala de aula fomos ao cerrado e aprendemos a saída do bicicross, que deve ser praticada muitas vezes para conseguir o equilíbrio desejado. Em muitos esportes a largada significa até 70% de toda corrida!


A posição do corpo na bike é o mais importante: repare que o impulso é feito com o pêndulo do corpo; sendo assim, todos estão inclinado para frente.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 2: Mobilidade Urbana e Moutain Bike - aula 10

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Leis de trânsito e velocidade de locomoção

As velocidades médias dos meios de transporte, tais como carro e bike, são 25 e 15km/h respectivamente. Um pedestre anda em média à velocidade de 4km por hora. Por isso o uso da bicicleta se torna 100% eficiente em distâncias de até 6km. Ou seja: se você estiver a 6km do seu objetivo, vá de bike! Será a melhor decisão. :)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 2: Mobilidade Urbana e Moutain Bike - aula 08

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Segurança no trânsito e single track

Estar seguro no trânsito é estar atento o tempo todo.
Na aula de hoje, nossos alunos discutiram a melhor forma de se prevenir no trânsito, a professora Adriana nos ensinou que respeitar as leis de trânsito, manter a distância segura da calçada e estar atentos aos sons e com roupas apropriadas de cores chamativas faz com que possamos evitar acidentes.
 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 2: Mobilidade Urbana e Moutain Bike - aula 08

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Sinalização de trânsito.

Muitas vezes nos achamos que a bicicleta não pode ser multada, mas se engana quem acredita que isso não acontece. O código nacional de trânsito prevê até apreensão da bike em caso de infração grave.


A sinalização deve ser respeitada por todos e com nossos alunos não foi diferente: eles constataram placas das mais diversas possível.

No quesito mobilidade urbana também podemos nos deslocar um duplas afim de aumentar a segurança dos ciclistas nas vias. Os alunos desenvolveram rapidamente essa prática. :)

terça-feira, 17 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 2: Mobilidade Urbana e Moutain Bike - aula 07

Temas desenvolvidos na aula de hoje: O que podemos fazer para melhorar o trânsito de São Carlos?


Em sala de aula os alunos classificaram o trânsito de São Carlos como médio: nem ruim nem bom. Porém os carros circulam com mais frequência e isso faz com que a emissão de gases poluentes  aumente, diminua a velocidade do trânsito e aumente os congestionamentos.


Várias sugestões foram dadas: politicas de transportes coletivos, carona solidária e maior uso de bicicletas.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 2: Mobilidade Urbana e Moutain Bike - aula 06

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Quais as melhores formas de se locomover em nossa cidade.

Em sala de aula discutimos e jogamos de acordo com o tema de hoje, afim de encontrar as melhores formas de mobilidade urbana. Como melhorar nosso transito: carona, coletivo, bicicleta.



Mobilidade Urbana nos remete a segurança no transito, com nossos alunos não poderia ser diferente, eles foram instruídos a se manterem a direita da via em deslocamento, sempre com distância segura do meio fio ou guia da calçada.



Se deslocar em grupo de bicicleta não é igual a andar sozinho, para aumentar a segurança nós andamos em formação, duplas, trios e até de quatro em quatro.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 1: Meio Ambiente e Moutain Bike - aula 05

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Problemas ambientais

A forma de aprender hoje foi um divertido bingo criado pela professora Paula, biotecnóloga, em que ao invés de números foram usadas palavras relacionadas ao tema da semana. Nossos alunos adoraram a didática e pontuaram no quadro de cores - que é dividido em cinco equipes. Essa atividade se estendeu por nossa aula teórica de uma forma imperceptível! Quando nos demos conta só restavam quarenta minutos pro pedal.

Os problemas ambientais foram muito discutidos em sala de aula, como por exemplo o uso incorreto da água ou a emissão de gases tóxicos.

Ao sairmos com as bikes fomos pela primeira vez ao cerrado, lugar que os alunos constataram pessoalmente o ecossistema já estudado, além dos exercícios na subida da represa e as mudanças de marchas dianteira e traseira simultaneamente.

Ainda bem que o tempo foi curto lá no cerrado por que estava calor demais! Mas com o corpo aquecido nada mais indicado do que um bom alongamento após as atividades físicas.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 1: Meio Ambiente e Moutain Bike - aula 04

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Tour da Reciclagem


Descobrir o que acontece com o que chamamos de lixo muita vezes surpreende a gente. Será que tudo que se joga fora é lixo mesmo?
O ato de jogar fora não pode existir mais, estamos todos no mesmo planeta.


O dia foi especial, nos fez refletir sobre o meio em que a gente vive. Nossos alunos conheceram várias formas de cuidar do meio ambiente. Eles têm a vida toda pela frente e já aprenderam, da forma mais eficiente, o que devemos fazer para reciclar e reutilizar resíduos.


Da mesma forma a ideia de cultivarmos o alimento consciente nos ensina como as matérias orgânicas funcionam, que predador natural cada vegetal pode atrair em causa própria ou da cultura vizinha... a horta municipal nos mostrou que é possível.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 1: Meio Ambiente e Moutain Bike - aula 03

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Emissão de gases e mudanças de marcha.

O tema de hoje foi a emissão de gases na atmosfera e o que podemos fazer para melhorar o meio ambiente. Nossos alunos souberam de bate-pronto que o uso das bicicletas podem melhorar essa questão! :)

Ao sairmos com as bikes fomos à matinha dos pinos treinar as mudanças de marcha da semana: câmbio dianteiro junto com o traseiro.
A relação da bicicleta, coroa, corrente e catraca facilita o manejo, consequentemente as aventuras aumentam, assim pudemos treinar mais curvas, subidas e descidas fortes.
Veja abaixo o nível e dificuldade: 
É vencendo as dificuldades que nos superamos. Após todo esse esforço desfrutamos da mata com muitas curvas de alta e baixa velocidade.

terça-feira, 10 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 1: Meio Ambiente e Moutain Bike - aula 02

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Ecossistemas e diversos ambientes em podemos pedalar

Hoje tivemos uma aula teórica muito importante em que aprendemos os diversos tipos de ecossistemas em nosso país, pensando sempre: além do cerrado quais outros tipos de flora e fauna podemos encontrar nos nossos passeios?
Também fomos pedalar na mata do Departamento de Biologia com exercícios de mudanças de marchas com câmbio traseiro. Já treinados, podemos disputar três voltas na matinha por baixo do tronco e descendo o single dos pinos eliots.
Ao final das três voltas estávamos exaustos, porém realizados! Assim pudemos voltar satisfeitos.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

E.E. Prof. Orlando Perez - Módulo 1: Meio Ambiente e Moutain Bike - aula 01

Temas desenvolvidos na aula de hoje: Noções básicas de biologia e meio ambiente.



Hoje mais uma vez iniciamos com todos os 15 alunos e aprendemos os conceitos básicos de meio ambiente e regulagem de bicicleta.

Ai estão os recém chegados!


Após a regulagem do assento e capacete partimos para trilha ao lado da represa da UFScar, praticando a distância mínima entre os ciclistas.

Também experimentamos a troca de marchas, mas apenas no câmbio dianteiro, por enquanto.
Demos uma arriscada a mais passando pela ponte e o single das capivaras.
Os alunos adoraram as experiências, especialmente a que se refere ao ambiente desconhecido.
O controle motor foi exigido ao máximo, andar em fila mudando a marcha na trilha fechada faz com que os jovens desenvolvam velocidade de reação e melhor coordenação motora.