Imprensa


  •  Reportagem do site São Carlos Agora no dia 13.12.11                                               Atleta de São Carlos é Campeão da Copa São Paulo de Ciclismo
  • No último domingo, 11 de dezembro, a cidade de Botucatu/SP recebeu a grande final da Copa São Paulo de Ciclismo, uma das provas da Federação Paulista de Ciclismo. Ciclistas de diversas cidades do interior paulista estiveram presentes e aprovaram o circuito que foi feito na Fazenda Lageado, um lugar com muito verde e sombra perfeito para quem foi acompanhar as disputas.
    Sendo considerado o campeonato de ciclismo por etapas do Brasil que mais cresceu nos últimos anos, a Copa São Paulo chegou em Botucatu com os campeões de algumas categorias já definidos por antecipação, porém a categoria Juvenil ainda estava em disputa e o atleta são carlense Ítalo Martônio Figueiredo, do projeto social Pedal Consciente da Associação São Carlense de Ciclismo (ASC), com a pontuação conquistada na etapa final, sagrou-se campeão da Copa São Paulo de Ciclismo.

    A etapa de Botucatu foi marcada por diversos disputas no sprint final, Ítalo em sua categoria foi para o sprint e chegou em segundo lugar. "Tentei ultrapassar o atleta de Iracemápolis por duas vezes, mas fui fechado, como sabia que com o segundo lugar seria campeão, decidi não arriscar mais. Foi uma prova muito difícil, mas meus companheiros de equipe me ajudaram bastante", relatou Ítalo. Em terceiro lugar na etapa, na categoria Juvenil, chegou o também são carlense Marcelo Fabiano Filho que disputou o sprint final com outro atleta de Iracemópolis que acabou ficando em quarto lugar.
    Destaque também para a atleta Vanusa Aparecida Proença (ASC) que ficou em terceiro lugar na categoria Juvenil no campeonato e Jean Lechat (ASC) que ficou em terceiro lugar na Infantil.
  • Reportagem no site do Festival CONTATO - 15.11.11                                                                                  

    Nesse primeiro dia de Contato, Mariana Ignatios, professora da Escolinha de Ciclismo, e Mateus Manzini, coordenador do Projeto Pedal Consciente, estiveram presentes no ginasinho da UFSCar juntamente com os participantes, debatendo os deveres e direitos dos ciclistas na sociedade.
    O Projeto Pedal Consciente visa o desenvolvimento crítico através do ciclismo. Participam do projeto 120 crianças de 8 escolas públicas de São Carlos, com realização da Associação São-Carlense de Ciclismo (ASC) em parceira com o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Esportes.
    Durante o debate foi discutido o código brasileiro de trânsito, o ciclismo como lazer, transporte, turismo e esporte e também houve a troca de experiências entre os participantes do projeto com o público presente. Segundo Mariana Ignatios, “ser ciclista é pensar coletivo e estar consciente do seu papel como cidadão, além de fazer bem para você, estará fazendo bem a sociedade que vive”. Mariana citou ainda algumas ações da ASC no sentido de pensar mudanças urbanas que valorizem e facilitem o uso de bicicletas na cidade como: ônibus que rodam pela cidade com suporte externo para carregar bicicletas em trechos longos ou muito inclinados, mapas alternativos com trajetórias que contenham menos tráfego, paracliclos e ciclovias.
    Por fim, organizou-se uma atividade na qual foi proposta a questão de qual é o papel do ciclismo para uma sociedade mais orgânica e coletiva. Através de desenhos, os alunos participantes do projeto representaram o aprendizado deles durante a vivência no Projeto Pedal Consciente.
    A palestra o Pedal Consciente faz parte das atividades do CONTATO Verde, que pode ser vista aqui.
  •  Reportagem televisiva sobre o projeto veiculada pelo programa Cultura Mix dia 20.10.11 http://www.youtube.com/watch?v=lzEXdkKCLYk
  •  Reportagem televisiva sobre o projeto veiculada pelo Bom Dia SP no dia 24.05.11 para todo estado de São Paulo. A matéria é a mesma exibida pela EPTV.
  • Reportagem televisiva sobre o projeto veiculada pela EPTV/ Rede Globo no dia 11.05.11 na segunda edição do Jornal Regional .
Clique aqui para assistir.

  • Entrevista na Rádio UFSCar, Programa Megafone dia 04.05.11
Primeira parte:  clique aqui para ouvir. 
Segunda parte: clique aqui para ouvir. 


  • Matéria no Jornal Primeira Página dia 03.05.11




Abril de 2013

  • Revista Kappa

  • Portal K3

  • Primeira Página