Temas desenvolvidos na aula de hoje: frequência cardíaca e respiratória na atividade física; aspectos físicos, mentais e sociais da saúde e suas relações com o uso da bicicleta; desenvolvimento de habilidade para controlar a bicicleta;
O ciclismo está vinculado ao desenvolvimento da saúde porque não só oferece aos seus adeptos um fortalecimento do corpo e melhora da imunidade, mas também porque é uma ferramenta para a socialização e descontração/ relaxamento das tensões diárias. Relações afetivas positivas sempre se formam nos grupos de ciclismo, tornando assim os seus integrantes mais vinculados e preocupados uns com os outros, o que gera um comprometimento coletivo: essa relação pode ser tomada como grande exemplo de aspecto social da saúde desenvolvido através do uso da bicicleta. E no projeto Pedal Consciente, segundo palavras dos próprios alunos após discussão acerca do tema acima desenvolvido, essa construção afetiva vem sendo criada.
Complementando a aula passada, na qual foi vista a relação entre o aumento do ritmo cardíaco e o exercício, mostramos através de um monitor cardíaco a oscilação das batidas do coração quando se pedala em intensidades diferentes. Essa atividade foi feita em cima de um rolo de treinamento.
Finalizando a aula, fomos para o cerrado fazer o jogo da fechada. Esse jogo é dividido em duas etapas. Na primeira, quatro ou cinco alunos ficam lado a lado e vão pedalando lentamente tentando fechar o colega para que ele coloque o pé no chão. Quem não coloca o pé no chão marca pontos. A segunda fase do jogo se dá dentro de um círculo demarcado no chão de aproximadamente 3m de raio . Cinco ou seis pessoas pedalam dentro do círculo com o objetivo de tirar os demais da área demarcada. Vence aquele que ficar até o final no círculo. Essa atividade prepara os ciclistas tanto para fugir de acidentes no trânsito como para fazer pilotagens mais técnicas em trilhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário