sexta-feira, 28 de setembro de 2012

EEPSG Esterina Placo - MÓDULO 3: Meio Ambiente - AULA 10.
Temas desenvolvidos na aula de hoje: Tour do lixo.
Hoje visitamos o CONDEMA para o nosso tradicional tour da reciclagem, onde aprendemos sobre REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR.


Fomos de onibus e quando se trata de balanças e as vezes chacoalhar os garotos preferem sentar no fundo para se divertirem mais.


Primeira parada foi na ProHab, aí está a máquina que tritura o entulho e o transforma em material novo para construção civil.


Já aqui é uma montanha de todo tipo de lixo que vem junto com as caçambas de forma errada e atrapalha o trabalho, portanto se você precisar de um lixo no utilize uma caçamba, elas são somente para entulho, restos de construções.


Essa é uma máquina que faz os bloquetes, aqueles que a gente encontra nas praças da cidade, a massa é preparada um pouco antes e despejada na prensa ou forma e sai para secar sobre pequenos paletes.


Assim. Veja como eles são dispostos para secar e vendidos a baixos custo, é só procurar a prefeitura para comprar.


Por fim fomos a Horta municipal, totalmente orgânica que fornece legumes e verduras as creches e departamentos municipais.


Com orientação do Fábio que gentilmente nos recebeu, sempre muito didático e paciente, nos mostrou as cultura da época. Cada vez que visitamos a horta ela está diferente, com hortaliças novas.


Veja que maravilha, o cuidado e o capricho com as verduras.


Até nosso motorista adorou a visita e nos acompanhou. Aqui um canteiro de beterrabas 100% orgânicas.


Veja mais de perto o tamanho desse legume que ganhamos de presente.


Aqui um canteiro de morangos, feito como experiência, Fábio nos disse que a produção de morangos orgânicos requer muitos cuidados, porém, essa é uma época que ele vai muito bem por gostar do clima frio.


Por fim fomos conhecer o ecoponto do Ipanema, os ecopontos são locais onde podemos descartar resíduos de pequenas quantidades como: entulho, capim, borrachas, reciclados até mesmo móveis que estão em mal estado de conservação.

As caçambas são par uso exclusivo do entulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário